12 de agosto de 2004 - 08:48

49% das empresas de MS fecham em dois anos de criação

Mais de 2,4 milhões empregos perdidos. Setecentas mil empresas extintas antes de completar quatro anos de vida. É a radiografia nada positiva sobre a sobrevida das pequenas empresas no país. O estudo, feito em todo o país, revela que, das empresas que foram criadas em 2000, 70% já haviam sido fechadas este ano. Ou seja, a cada dez, seis não completaram nem o quarto ano de vida.

A pesquisa foi realizada em todo o país, incluindo Mato Grosso do Sul. Em entrevista ao Bom Dia MS, o diretor-técnico do Sebrae no Estado, Cláudio Mendonça, disse que o Mato Grosso do Sul tem menor índice de fechamento que o nacional. Enquanto 60% das empresas do país fecham em dois anos de criação, no Estado o índice é de 49%.

Cláudio Mendonça alertou que o empresário precisa conhecer o que vai tocar. O empresário precisa aliar o nascimento de uma nova empresa à possíveis dificuldades que ele vai encontrar e precisa fazer um plano de ação.

O economista disse que é preciso cuidado com cálculo de capital de giro que vai precisar, além de saber gerenciar os recursos.

Como alternativa para ajudar os novos empresários o Sebrae tem o projeto Nascer Bem. Cláudio Mendonça acrescentou que a localização do empreendimento também é ponto importante para se instalar o negócio. Para ele, a carga tributária trabalhista é um obstáculo. O Sebrae tem uma proposta de lei com menos impostos para ajudar os novos empreendedores.
 
 
RMT Online