11 de agosto de 2004 - 17:58

Iagro investe R$ 1,5 milhões em ampliação de laboratório

Visando qualificar e diversificar a capacidade de atendimento do maior e mais completo Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais (Laddan), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), está investindo R$ 1,5 milhões na reforma, ampliação e na aquisição de novos equipamentos, tudo custeado com recursos do próprio Iagro.

Com uma equipe formada por 34 profissionais habilitados o laboratório, que é tido como referência em Mato Grosso do Sul, disponibiliza para os setores do agronegócio sul-mato-grossense exames laboratoriais na área da bovinocultura e eqüinocultura e está implementando novos diagnósticos na área de aves, suínos, ovinos e caprinos.

Com a nova estrutura em dia o leque de trabalho do laboratório, como explica o gestor do Laddan, Gilmar Borges do Amaral, será ampliado. “Estamos firmando uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), onde vamos desenvolver um projeto de pesquisa de doenças bacterianas em peixes. Devemos ainda, implementar o diagnóstico da febre aftosa e capacitar profissionais para a análise de outras enfermidades como o mormo que atualmente vem confirmando focos em Santa Catarina e por último no Paraná”, acrescenta.

De acordo com Gilmar as novas estruturas estarão, ainda, aptas a receber outros profissionais no próximo ano. “A diretoria do Iagro já confirmou e ainda esse ano deve ser realizado um concurso público. Uma boa parte desse pessoal deverá trabalhar nas Agências do interior e outros 18 deverão ser capacitados para atuarem no Laddan”.

Os trabalhos de reforma e ampliação, que começaram no mês de junho, devem ser concluídos na primeira quinzena de novembro. A expectativa é que até o final de julho de 2005 o laboratório já esteja equipado, credenciado e funcionando normalmente.

HISTÓRICO

Criado em janeiro 1980 os primeiros trabalhos desenvolvidos foram os diagnósticos na área de anemia infecciosa eqüina e raiva. Ao longo desses 24 anos a única reforma por qual o laboratório havia passado foi em 98. Essa nova reestruturação está diretamente ligada às normas de bio-segurança e sistema de qualidade laboratorial exigidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que em contra-partida credencia o órgão para o diagnóstico dessas doenças.

O nome Laddan foi criado em dezembro de 2002 quando o Iagro firmou parceria com a Embrapa Gado de Corte e com a Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam).

 

Agência Popular