8 de dezembro de 2005 - 16:09

Caarapó promoveu noite cultural

O Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura de Caarapó promoveu nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores da cidade, a primeira noite de poesias.O objetivo do evento foi mostrar o resultado de uma ação junto às escolas do Município, que consistiu no incentivo à produção de poesias em comemoração aos 47 anos de emancipação político-administrativa de Caarapó, que ocorrerá no próximo dia 20.

Participaram da noite de poesias instituições de ensino e convidados da sociedade civil de Caarapó, que puderam apreciar o encanto e a beleza das poesias produzidas em homenagem a Caarapó – o Vale da Esperança.

A coordenação do evento fez uma homenagem póstuma ao professor, poeta e escritor Ramão Vargas de Oliveira, através das filhas Maria de Fátima Oliveira e Fernandes e Tereza Cícera Ávila de Oliveira, além da neta Ana Paula Oliveira e Fernandes. O escritor é autor do livro Conhecendo Caarapó, escrito na década de 80, onde relata a história do município desde a sua fundação.

A professora Teresinha Batista, que é vice-prefeita e coordenadora do Departamento de Turismo e Cultura, disse que a primeira noite de poesias teve também a finalidade de fomentar a cultura que se faz latente nas veias do povo caarapoense, incentivar a criatividade, valorizar a leitura, a poesia e a cultura local, em especial promover o resgate da história do Município e Caarapó.

O nome Caarapó é de origem guarani e significa raiz de erva. A história do município está intimamente ligada a essa espécie vegetal, que era abundante nessa região, que foi e ainda é muito usada pelos sul-mato-grossenses que têm o costume de tomar diariamente o mate e o tereré.

Caarapó, que foi distrito de Dourados, adquiriu a sua emancipação político-administrativa em 20 de dezembro de 1958, através da Lei Estadual n° 1190.

Os 47 anos de emancipação política de Caarapó serão comemorados no próximo dia 17, um sábado, com a realização de show artístico com a dupla Rick e Renner e com o cantor de música gospel Nelson Ned, em praça pública.

 

A poesia divulgada hoje, resultado de homenagem feita pelas escolas aos 47 anos de emancipação do Município de Caarapó, é um texto coletivo produzido pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “Armando Campos Belo”, sob a coordenação das professoras:

 

VALE DA ESPERANÇA

 

Autoria: alunos do Nivel IV e V, período matutino e vespertino

do CMEI Armando Campos Belo

 

 

Caarapó cidade tranqüila

Que eu gosto

Tem muitas pessoas, árvores, flores e pássaros

Caarapó de rios e praças, de terra

Para plantar e brincar!

Hum! Que vontade que dá!

Vou brincar!

Caarapó é uma linda cidade

Onde todos nós moramos

Devemos cuidar muito bem da nossa cidade

Pois nós todos a amamos!

Eu amo Caarapó

Todos gostam desse “Vale Encantado”

Feliz aniversário!

Eu te dou meu coraçao

Cheinho de emoçao

Gosto de Caarapó

Porque nasci aqui

A cidade é muito boa

Vivo feliz aqui.