7 de dezembro de 2005 - 11:06

Parceria garante instalação de mini-frigorífico em Itaquiraí

 A cidade de Itaquiraí, na região Sul do Estado, vai ganhar um mini-frigorífico no próximo ano e desta forma facilitará a vida dos pecuaristas e comerciantes e garantirá carne de boa procedência à população. Não há abatedouro, quanto mais frigorífico em Itaquiraí. Quem depende serviço precisa recorrer a Naviraí ou a Eldorado, ou parte para o abate clandestino, colocando em risco a saúde pública.

A prefeita Sandra Cassone (PT) conta que há muitos anos se tenta resolver o problema. Ontem ela esteve reunida com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, já com um pré-projeto de instalação de um mini-frigorífico no município. A prefeita queria informações das exigências ambientais para não cometer falhas no processo de implantação do empreendimento e apressar a liberação da licença ambiental.

O mini-frigorífico é uma iniciativa do empresário Justino Xavier, dono de uma rede de supermercados na região, e conta com o apoio da Prefeitura dada a importância do empreendimento para o município. Serão investidos pelo menos R$ 600 mil na obra, que começa a operar abatendo 50 cabeças de animais ao dia (podendo ampliar essa capacidade) e vai gerar de imediato cerca de 20 empregos diretos.

“A reunião com o secretário José Elias foi muito esclarecedora. Queremos começar com o pé direito, esse é um processo muito complexo e trabalhoso, mas com as orientações técnicas da Sema estamos seguros de que os trâmites serão mais rápidos e seguros.” A previsão da prefeita é de que o mini-frigorífico seja inaugurado em julho do próximo ano.
 
 
APN