6 de dezembro de 2005 - 15:33

Paraná lidera produção de plantas medicinais cultivadas

Durante o evento, os participantes puderam conhecer mais sobre o segmento no Paraná, que lidera o ranking nacional dos maiores produtores de plantas medicinais cultivadas. “O Estado responde por 90% de toda a produção dessas plantas do País. São 40 mil toneladas por ano, provenientes dos três mil hectares plantados com diferentes culturas”, disse o coordenador estadual de plantas medicinais e aromáticas da Emater, Cirino Corrêa Júnior.

Atualmente, cerca de 1.100 produtores dedicam-se à produção de diferentes espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Por ano, a atividade movimenta R$ 25 milhões.

Segundo Corrêa Júnior, o simpósio serviu para divulgar os resultados de estudos feitos nos últimos anos a partir do “Complexo Agroindustrial de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares”, que traz informações de todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção até o consumidor final.

Durante o evento, foi lançado o livro que traz o mesmo nome do Simpósio. A obra foi organizada por Corrêa Júnior, Luiz Roberto Graça e Marianne Christina Scheffer. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria da Agricultura, Emater, Embrapa Florestas, Associação Paranaense de Plantas Medicinais (APPM) e Paraná 12 Meses.

 

 

ABr