6 de dezembro de 2005 - 13:00

Falsa mensagem do Orkut esconde praga virtual

Mais um código malicioso entrou para o time daqueles que usam o site de relacionamentos Orkut para atacar. Trata-se do Banker.AYN, que, segundo a empresa de segurança Trend Micro, monitora a navegação da vítima e rouba dados bancários --entre eles, senhas e conta corrente.

Para convencer o usuário a clicar em um link e fazer o download da praga --tática conhecida como phishing scam--, os piratas enviam um e-mail em nome do Orkut. A mensagem --cheia de erros de português-- afirma que o site recebeu "denúncias sobre o comportamento do internauta".

Em tom de ameaça, o comunicado diz que o usuário "ignorou as regras e poderá ter sua conta encerrada em 72 horas". Para descobrir o motivo da "bronca", ele deve clicar em um link --ao obedecer a instrução, a vítima baixa o Banker.AYN involuntariamente em seu micro. O alvo dos piratas são os usuários do sistema operacional Windows.

Para evitar cair em golpes como este, deve-se evitar clicar em links de mensagens enviadas por desconhecidos. Raramente empresas e organizações sérias enviam e-mails para internautas, oferecendo notícias, pedindo confirmação de cadastros ou informações adicionais. Na dúvida, o usuário deve excluir o e-mail ou entrar em contato com o suposto remetente, confirmando se ele realmente enviou aquela mensagem.
 
Folha Online