6 de dezembro de 2005 - 10:49

Choque de avião contra prédio mata 94 pessoas no Irã

O choque de um avião militar iraniano contra um prédio residencial de dez andares no subúrbio de Teerã (capital do Irã) causou a morte de 94 pessoas (84 passageiros e 10 tripulantes) nesta terça-feira, segundo um comunicado da polícia.

Entre as vítimas, haveria 40 jornalistas e técnicos da TV estatal iraniana. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

Reprodução Hercules C-130, modelo igual ao avião que bateu contra um prédio no Irã hoje
Informações não-confirmadas dão conta que outras 25 pessoas teriam morrido e 15 ficado feridas.

De acordo com TVs locais, o prédio está em chamas e equipes do Corpo de Bombeiros tentam resgatar pessoas que ficaram presas dentro do edifício. Cerca de 250 pessoas viviam no local.

A TV iraniana informou que o piloto teria comunicado falha mecânica antes do choque. O prédio atingido é habitado em sua maioria por parentes de militares.

"Eu estava sentado na minha loja quando vi que um avião se dirigia para a direção errada", disse uma testemunha que se apresentou como Mohsen. "Nós costumamos ver aviões, mas pensei: 'Meu Deus, esse vai bater [contra o prédio]'. Então houve o choque", completou.

Serviços de emergência usam helicópteros, ambulâncias e ônibus para retirar as vítimas do local.

O avião C-130 atingiu um prédio em Azari [zona residencial] quando aparentemente tentava fazer uma manobra para pousar no aeroporto de Mehrabad, em Teerã, de acordo com informações da imprensa local.

"Foi horrível. Eu estava sufocando", disse Shahram Alamdari, do Crescente Vermelho (versão islâmica da Cruz Vermelha), que estava no local do acidente.

O último grande acidente aéreo militar ocorrido no Irã foi registrado em fevereiro de 2003, quando um avião de modelo Ilyushin-76, que transportava tropas, caiu no sudoeste do país, matando 276 pessoas [membros da Guarda Revolucionária do Irã e a tripulação].

 
 
Folha Online