2 de dezembro de 2005 - 17:39

Embrapa pesquisa milho para artesanato

 

O artesanato com a palha de milho vem se tornando uma importante alternativa de renda para diversas comunidades rurais, principalmente na região do Vale do Jequitinhonha, Zona da Mata e regiões metropolitanas de Minas Gerais e outras regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, um grupo de agricultoras de Itaquiraí tem trabalhado com alguns produtos, dentre eles a palha de milho.

As variedade de milho para artesanato apresentam uma variação no comprimento da espiga e na cor da palha, que desperta criatividade e habilidade das agricultoras artesãs. Bonecas, cestos, móveis trançados e outros produtos feitos com a palha do milho têm contribuído para o incremento do artesanato rural como atividade lucrativa, despertando o interesse de empresas dispostas a comercializar esses produtos nos mercados interno e externo.

O artesanato destaca-se, também, como alternativa importante a ser considerada na diversificação das atividades para a fixação de homens e mulheres no campo, evitando o êxodo rural.

Para dar suporte ao trabalho dos pequenos agricultores, a Embrapa está avaliando variedades de milho com palha colorida, e também quanto ao rendimento de grãos, ambos constituindo importante fonte de renda para o agricultor. Algumas variedades já foram identificadas como tendo palha de qualidade para artesanato, porém ainda não foram avaliadas quanto ao desempenho agronômico, e precisam da aceitação junto ao produtor. A primeira parte do trabalho é desenvolvida na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, e a segunda em Itaquiraí, juntamente com o Idaterra e as artesãs, para validar a qualidade e aceitabilidade da palha como produto para artesanato.

A participação do agricultor e do pesquisador trabalhando ao mesmo tempo no projeto faz com que o melhoramento participativo seja de fundamental importância para o alcance dos objetivos da pesquisa e a satisfação do cliente.

Com isso, espera-se que o trabalho permita selecionar variedades que atendam às exigências de agricultores que se dedicam ao cultivo de milho, visando obter tanto grãos quanto palha para as atividades artesanais.