2 de dezembro de 2005 - 16:54

Ford deve demitir 7,5 mil em 2006

Carsale – A Ford deve fechar as portas cinco unidades que empregam cerca de 7,5 mil funcionários (6% da força de trabalho do grupo), nos Estados Unidos e México, segundo notícia publicada hoje (02) no diário nova-iorquino, Wall Street Journal. O possível fechamento das fábricas faz parte de um plano de reestruturação, marcado para o início ano que vem, e está sendo motivado pela profunda crise financeira que a montadora atravessa atualmente.

De acordo com o jornal, a companhia deve fechar uma fábrica de peças para motores em Windsor, e outra em Ontário (EUA), uma unidade de montagem de caminhões em Cuautitlan, no México, e divisões de montagem em St. Louis, Atlanta, e St. Paul, Minnesota (EUA). Entretanto, os planos de fechamento das fábricas, ainda estavam sendo formulados e sujeitos a alterações.

A companhia registrou prejuízo de US$ 284 milhões no terceiro trimestre deste ano. Na terça-feira (29), a Ford divulgou queda de 18% nas vendas - terceiro mês seguido de recuo - e reduziu suas projeções para o quarto trimestre deste ano e nos primeiros três meses de 2006. Em novembro, a empresa anunciou planos de cortar 4 mil empregados administrativos na América do Norte.

 

Carsale