2 de dezembro de 2005 - 16:27

Dólar cai 1,12% na semana apesar de quatro leilões de "swap"

Sem o "swap" do Banco Central hoje, o dólar voltou a cair e fechou em baixa de 0,54%, a R$ 2,209 na venda. Ontem, a divisa subiu 0,63%, por conta do leilão da instituição, e na quarta-feira, 0,82%.

Apesar dos quatro leilões de "swap cambial reverso" realizados pelo BC na semana, a divisa acumulou queda de 1,12% no período. A operação tem o efeito de uma compra de dólares no mercado futuro e os investidores ganham com a diferença entre a variação cambial e os juros pagos pela instituição.

A atuação da autoridade monetária no câmbio à vista hoje não foi suficiente para interromper a trajetória de queda da moeda norte-americana, ainda mais diante do recuo do risco-país brasileiro.

De acordo com operadores, a instituição aceitou nove propostas para compra nesta sexta-feira e pagou no máximo R$ 2,2055 por dólar.

No horário do fechamento do câmbio brasileiro, o risco Brasil caía 1,5%, para 325 pontos básicos. Ontem, o indicador fechou a 330 pontos, menor nível desde que começou a ser calculado pelo JP Morgan, em abril de 1994.

O quadro positivo nos Estados Unidos, com um cenário de crescimento e inflação baixa, tem diminuído a aversão ao risco no mundo e favorecido o fluxo de recursos para países emergentes, como o Brasil.