11 de agosto de 2004 - 10:44

CGU investe na capacitação de gestores municipais

Sessenta auditores de todas as unidades estaduais da Controladoria-Geral da União participam, nesta semana, em Brasília, de um curso de formação de multiplicadores para um programa com o qual a CGU vai capacitar gestores municipais e integrantes de conselhos encarregados da fiscalização de programas federais desenvolvidos em Estados e municípios de todo o País.

O curso foi aberto hoje (09/08), na Escola de Administração Fazendária (Esaf), pelo Subcontrolador-Geral da União, Jorge Hage, que explicou aos participantes os objetivos do programa de capacitação desenvolvido pela CGU.

Segundo Hage, as ações de fiscalização decorrentes do Programa de Sorteios têm mostrado que muitos dos problemas encontrados não decorrem de má-fé nem configuram desvio deliberado de recursos. "Constatam-se muitas falhas formais decorrentes de despreparo ou desinformação de gestores e da ineficiência dos conselhos, que deveriam acompanhar e fiscalizar a execução dos programas", diagnosticou.

Assim, a CGU decidiu investir na capacitação de gestores e conselheiros municipais, e, após três cursos-piloto realizados há pouco mais de um mês nas regiões de Barbacena (MG), Anápolis (GO) e Ipiaú (BA), prepara multiplicadores para expandir a capacitação a todos os Estados brasileiros.

Além do programa de capacitação e da elaboração de cartilhas com orientações específicas para gestores e para a população em geral, a CGU está estudando a legislação que institui os conselhos e regulamenta seu funcionamento, com vistas a propor alterações que dêem efetividade a essas instâncias de controle social, libertando-as das pressões e da cooptação do poder político local.

 

Agência Brasil