10 de agosto de 2004 - 17:37

FIA não aceita recurso da equipe BAR

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não aceitou o recurso da BAR contra uma decisão sobre o uso de um dispositivo ilegal no GP da Alemanha, disputado no mês passado.

O dispositivo, controlado por um software de computador e desenvolvido para permitir a realização de curvas mais rápidas e mais suavemente, foi descoberto no carro da equipe nos treinos de sexta-feira e retirado no sábado após os fiscais determinarem que seu uso é ilegal.

A escuderia, equipada com motores Honda, gastou muito tempo e dinheiro no desenvolvimento do equipamento e apelou contra a decisão, mas não conseguiu convencer a Corte Internacional de Apelações em uma audiência em Paris, nesta segunda-feira.

"Tendo escutado as explicações de ambas as partes e tendo examinado os vários documentos e outras evidências, a corte sustenta a decisão do painel de fiscais", informou a FIA, em comunicado.

A notícia vem em momento difícil para a BAR, que nesta semana viu seu principal piloto, o britânico Jenson Button, tomar a decisão de se transferir para a Williams na próxima temporada.

A BAR confirmou que o dispositivo, que ainda não estava pronto para corridas, lhe deu vantagem nos testes e no GP da Alemanha. O diretor técnico Geoff Willis deu a entender que uma proibição do equipamento teria repercussões.

"A decisão no momento tem potencial para conseqüências em qualquer lugar no sistema dos carros", disse. "O esporte tem regras muito complicadas e às vezes você tem que entrar mais nos detalhes para estabelecer o que é e o que não é permitido", comentou.

 

Terra Redação