10 de agosto de 2004 - 16:06

Sharp lança monitor de tela plana com recurso 3D

A Sharp apresentou nesta segunda-feira um novo monitor de tela plana para computadores que pode gerar imagens em três dimensões sem o uso de óculos especiais (como aqueles com uma "lente" vermelha e outra azul distribuídos junto com alguns filmes, como "Shrek 3D").

Apesar de monitores com recursos tridimensionais já serem usados na medicina e indústria científica, esse é o primeiro equipamento voltado para o mercado doméstico. O monitor da Sharp tem 15 polegadas e tela de cristal líquido (LCD).

O Sharp LL-151-3D custará US$ 1.499 e permite que os usuários mudem da visão bidimensional --a dos monitores comuns-- para as imagens em 3D. Ele conta com uma camada especial que, quando ativada, ajuda a criar a ilusão de visão tridimensional, acrescentando profundidade às imagens, independentemente de elas terem sido criadas em três dimensões.

Vários jogos para computador contam com recursos tridimensionais. E programas que acrescentam recursos tridimensionais a filmes em DVD ou fotos digitais estão começando a chegar ao mercado, disse Ian Matthew, gerente de desenvolvimento da divisão 3D da Sharp.

Além disso, fabricantes de processadores gráficos como a Nvidia e a ATI estão desenvolvendo produtos que suportam imagens tridimensionais. "Todos acreditam que esse vai ser um mercado de massa", disse Matthew. "Mas ele ainda está começando", acrescentou.
Folha Online