10 de agosto de 2004 - 15:45

Abastecimento de energia está garantido até 2007, diz Dilma

A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, disse esta terça-feira que o País pode passar tranquilo pelo "horizonte do abastecimento", pelo menos até o final da década. De acordo com a ministra, há energia suficiente para atender a demanda até 2007, sendo que a partir deste período, novas usinas deverão entrar em operação.

Dilma disse que algumas usinas já estão "encaminhadas" e que das 45 usinas que apresentaram problemas do governo anterior (como hídrico e falta de licenciamento) 22 já foram resolvidos. "Essas 23 usinas são cruciais para que possamos atender o crescimento da demanda e, a partir de 2009 e 2010, precisaremos outras, além destas 45", falou.

De acordo com a ministra, o governo já está providenciando o licenciamento de mais 17 usinas. Com isso, considera ser este o modelo de abastecimento sustentado até o final da década. Segundo ela, o modelo não é de escassez - como o modelo anterior - mas prevê estar um pouco a frente da demanda. Disse que o novo modelo busca dar segurança no abastecimento à medida que cresce a economia. Além disso, destacou que tem que estar assegurado à menor tarifa possível.

Sobre o marco regulatório, disse que tem que ter clareza, contribuindo especificamente a "quem cabe o que no Brasil", com leis estáveis. A ministra aproveitou para destacar outro ponto do marco regulatório, que se refere à compra de energia. Segundo ela, toda compra e venda de energia deve ser pública e no caso de contratação, através da menor tarifa. "Não pode ser feita em qualquer escritório. Pode ser pública através de leilão, e o preço tem que ser obtido publicamente", falou.

A ministra participou hoje de um evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

 

Invertia