10 de agosto de 2004 - 13:06

Incêndio destrói 2,2 mil hectares de várzea em Itaquiraí

 

Um incêndio destruiu pelo menos 2.200 hectares da APA (Área de Proteção Ambiental) federal Ilha de Várzeas, localizada no entorno do Parque Nacional de Ilha Grande, em Itaquiraí, ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Além da área de várzea do rio Amambai, as chamas destruíram uma porção menor de pastagens e mata ciliar.

O incêndio foi controlado na quarta-feira passada por brigadistas do parque, com a utilização de equipamentos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e da APA Municipal de Alto Paraíso, no Paraná. De acordo com coordenador estadual do PrevFogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) do Ibama, Márcio Ferreira Yule, na próxima semana será feita a perícia da área para mensurar o prejuízo e apontar as possíveis causas do incêndio.

Yule explica que a área é de difícil acesso, o que pode ter dificultado o controle das chamas. Ele acredita que a técnica usada para o combate ao incêndio tenha sido a contra fogo, que consiste em atear fogo na pastagem para impedir que o fogo se alastre. O rio Amanbai é afluente do rio Paraná e a APA Ilhas das Várzeas abrange cerca de 1,3 milhão de hectares de extensão, no trecho que vai de Guaíra (PR) ao município de Rosana (SP).

 

Mídia Max