10 de agosto de 2004 - 08:31

Deodápolis teve primeiro batizado de capoeiristas

A Prefeitura de Deodápolis, através das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Promoção e Assistência Social, realizaram o 1º Batizado de Capoeira no município, com a participação de vários grupos de capoeiras. Entre eles, a Associação de Capoeira Guerreiros da Ilha de Fátima do Sul, dirigida pelo mestre Mendonça; Arte Viva Capoeira de Indápolis, comandada pelo professor Tom; União Caxinguelê de Naviraí, monitor Negão; Raio de Sol, de Culturama, professor Rogério; Raio de Sol, de Lagoa Bonita, instrutor Wagner; e os grupos de Capoeira Axé, de Deodápolis e Presidente Castelo, com alunos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ambos dirigidos pelo instrutor Jânio Tarzan.
O evento, tido como uma das artes marciais, aconteceu no CCI (Centro de Convivência de Idosos). Segundo a diretora do Peti, Valdinete da Silva, “a aulas de capoeira, ministradas pelo instrutor Jânio Pereira da Silva, junto ao programa, estão transformando os alunos, principalmente na disciplina”. A diretora ressalta ainda que, “este trabalho é um verdadeiro resgate da nossa cultura e a notória valorização desta modalidade esportiva em nosso município”.
Entre os alunos/capoeiristas que foram ‘batizados’, 20 são do distrito de Presidente Castelo e 80 pertencem à sede do município. Para o instrutor Jânio ‘Tarzan’ da Silva, responsável pelas aulas, “é com imensa satisfação que procuramos levar os conhecimentos da capoeira a todos os alunos do nosso município, graças ao incentivo da secretária de Educação e Cultura, professora Maria Joana Alencar, bem como o apoio inconteste da secretária de Promoção e Assistência Social, Maria das Dores Viana, pois somente desta forma poderíamos realizar este grande feito”.
 
 
Fátima News / Demerval Nogueira