10 de agosto de 2004 - 08:13

Leia a coluna “Esporte e Política” de Silva Júnior

PRELIMINAR      Silva Júnior   "Esporte e Política"

                      

               

No Brasil, graças a Deus, temos o melhor sistema de viver no mundo: a democracia. Podemos expressar pensamentos e ações, discutir assuntos e divergir idéias, enfim, uma série de fatores que podem resultar em beneficio à sociedade como um todo. Neste ano, mais uma vez, vamos através do voto escolher nossos representantes, ou melhor, entregar uma carta assinada em branco, àqueles que estarão nos representando junto às câmaras municipais e prefeituras, por todo esse Brasil.

Neste ínterim, observamos as propostas apresentadas pelos postulantes aos cargos eletivos, todas baseadas na educação, saúde, segurança, trabalho e melhoria de vida para todos. Notadamente, em relação ao esporte, um dos aspectos mais importante para auxiliar e atuar até na prevenção de muitas doenças,  pouco ou nada tem se falado, e infelizmente, não faz parte do programa de muitas coligações, e até nos surpreendemos, quando alguém que não é da área, fala do assunto com desenvoltura duvidosa.

Este processo não pode ser atropelado, nem tampouco conduzido com reservas, pois pode resultar em grandes decepções, se prosseguir teimosamente sob pretexto obscuro e irresponsável. 

 

Lembrem-se

Os desportistas exercem uma força muito grande quando se trata de discutir, avaliar, decidir, discernir, cobrar, participar e escolher seus líderes. Nas minhas andanças, tenho observado o comportamento e o comprometimento de vereadores, lideranças empresariais, sociais e religiosas neste campo.

Os da área estão sempre galgando degraus. Portanto, o momento urge uma retrospectiva dos dias passados, ouvindo e analisando o presente, com vistas ao que pode representar no futuro. A escolha é livre. Neste contexto, pergunto: Como está a área esportiva e recreativa de sua cidade? Boa, mais ou menos, ruim, péssima, meia-boca ou inexistente?     

Faça uma reflexão profunda. Independente de modalidade. Você condena ou absolve os seus governantes? Quantas vezes eles estiveram presentes (fisicamente) nas atividades. Esta prosa de “já mandei elaborar um projeto revolucionário”, “mandei aquilo”, não passa de falácia, é tudo balela. Só para ter idéia, o esporte demanda parcos recursos, traz bons resultados e promove integração social impressionante. 

Cuidado. Pense naquele importante alerta do trânsito: na dúvida...

 

 

Cá taremos terça-feira que vem...