9 de agosto de 2004 - 17:18

Yahoo e Google resolvem disputa por patentes

O Yahoo e o Google anunciaram hoje que resolveram uma briga judicial sobre patentes e garantias de ações. O Google vai licenciar tecnologia do rival e emitir ações ao Yahoo.
Segundo o acordo, o Google vai licenciar uma patente da Overture Service, empresa comprada pelo Yahoo no ano passado. A disputa sobre a patente ameaçava o lucrativo negócio AdWords do Google, que relaciona termos pesquisados por usuários a links de anunciantes.

No processo aberto em abril de 2002, a Overture havia alegado que o sistema de palavras-chave do Google violava sua patente de 2001 sobre mecanismo similar que associa resultados de busca na Web a propagandas online.

O Google vai dar ações para cobrir o custo do licenciamento e vai colocar fim à disputa judicial dando ao Yahoo o direito de compra de ações do Google. As empresas não deram detalhes adicionais do acordo.

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Google, maior buscador da Internet, tem chamado a atenção de muitos investidores. A expectativa é que a operação aconteça este mês. 

 

Reuters