9 de agosto de 2004 - 10:56

CPMI do Banestado avalia convocações para audiências

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado pode votar amanhã 40 requerimentos para convocação de pessoas sob suspeita de envolvimento com evasão de divisas do Brasil, especificamente para os chamados paraísos fiscais, entre 1996 e 2002, por meio das contas CC-5.
Na fila estão pedidos antigos para os depoimentos do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, do ex-diretor de política monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, e do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf. Esses requerimentos estão na pauta desde agosto de 2003. Outro requerimento antigo e prioritário para a CPMI, segundo o relator da Comissão, deputado José Mentor (PT-SP), é a convocação do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco.

Cautela
O presidente da Comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), não pensa em convocar imediatamente para depor o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O senador está analisando antes os documentos sigilosos da CPMI para checar se conferem com as últimas denúncias publicadas contra o presidente do BC. Segundo reportagem da revista Veja, Henrique Meirelles teria enviado ao exterior, por meio de doleiros, mais de 50 mil dólares (aproximadamente R$ 150 mil), sacados no Goldman Sachs Bank de uma conta não declarada à Receita Federal.
 
Agência Câmara