9 de agosto de 2004 - 10:25

Internet Explorer 7 pode chegar antes do Longhorn

Depois de correr para resolver várias falhas de segurança no Internet Explorer, a Microsoft está se preparando para lançar uma nova versão do navegador, que pode começar a ser distribuída antes mesmo do Longhorn, a próxima versão do Windows.

Os problemas recentes de segurança fizeram com que muitos usuários trocassem o Explorer por outros browsers, como o Opera e o Mozilla. Por isso, a Microsoft está trazendo mais gente para a equipe de desenvolvimento de seu browser e procura ouvir cada vez mais os internautas para saber o que eles querem.

Toda essa atividade em torno do browser da Microsoft tem levantado especulações de que o Internet Explorer 7 pode chegar bem antes do Longhorn, sistema operacional que deve suceder o Windows XP. A companhia, entretanto, não confirma as informações.

"Estamos comprometidos em inovar o Internet Explorer e fazer dele o melhor navegador para o usuário final, empresas e desenvolvedores", disse um porta-voz da empresa ao site "internetnews.com". "Não temos nada de novo para anunciar agora, mas o retorno dos usuários será usado para criar novos recursos em versões futuras do navegador."

Notícias e imagens

De acordo com os pedidos feitos à companhia, os internautas aparentemente estão mais interessados com a integração de tecnologias já existentes, como o CSS (usado no design de web pages) e o formato de imagens PNG (padrão de imagem digital).

O CSS permite que os desenvolvedores de sites e usuários controlem melhor como as páginas são exibidas. Ele permite que sejam definidas regras de estilo para as páginas, definindo como cada elemento (texto, títulos, entre outras coisas) será exibido no navegador. O Explorer, porém, não tem amplo suporte à tecnologia.

A falta de suporte ao formato PNG também é outra dor de cabeça para os desenvolvedores web. "O PNG é um formato de imagem muito superior [aos formatos GIF e JPG, os mais comuns no momento] e é bem suportado em todos os browsers, menos no Internet Explorer para Windows", disse Sean Mitchell, desenvolvedor de sites.

Além disso, os internautas querem que o Explorer tenha navegação por abas, como acontece nos navegadores Opera e Mozilla. O sistema por abas permite que os usuários tenham vários sites dentro de apenas uma janela do browser, economizando recursos do sistema e facilitando a navegação.
 
Folha Online