6 de agosto de 2004 - 17:34

Curso de Pedagogia da UNIGRAN tem o maior conceito do MEC

O curso de Pedagogia da UNIGRAN recebeu o conceito CMB do Ministério da Educação (MEC) no processo de avaliação concluído no mês passado, pela Comissão de Especialistas destacada para vistoriar os projetos de ensino e de extensão, avaliar a qualificação do corpo docente e conferir as instalações do curso, como a "Brinquedoteca" e a Biblioteca. Numa escala que iria de A a E, e indicaria os resultados excelente, ótimo etc, até insuficiente, o curso de Pedagogia obteve o equivalente ao "A" com o CMB, de condições muito boas de ensino, que é o conceito mais elevado no sistema adotado pelo MEC.
Segundo a pró-reitora de Ensino e Extensão e diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN, professora Terezinha Bazé de Lima, essa avaliação positiva já reflete as modificações que o curso promoveu neste semestre em sua organização curricular e duração, a fim de ampliar as capacitações do pedagogo graduado na Instituição. A adaptação do curso para três anos, por exemplo, vem acompanhada do uso de tecnologias de ensino via Internet, nas disciplinas alocadas no sábado, e que deverão facilitar a vida dos estudantes. Cerca de 40% dos matriculados no curso residem fora de Dourados.
Embora a rotina de estudos deva ser mais intensa, outro aspecto positivo será a economia de 25% nos custos globais com a formação universitária. "Os alunos aplaudiram essa notícia", comentou a professora Terezinha Bazé, destacando os diferenciais de qualidade que as novas medidas introduziram, "fizemos a mudança já com as recomendações do MEC, sem prejuízo dos conteúdos curriculares, buscando um novo perfil de formação dos nossos alunos", falou a pró-reitora. O perfil ideal, conforme cita a professora Bazé, é discutido hoje em todo o país. Na UNIGRAN, esse debate passa a ser regular.
A cada dois meses, professores e acadêmicos estarão se reunindo para discutir os novos rumos da Pedagogia, linhas de pesquisa e cientificidade nessa habilitação, cuja concepção está-se ampliando. "A sociedade, hoje, é uma sociedade genuinamente pedagógica; ela abre um leque de opções de trabalho e de formação para o pedagogo", disse a professora Iuderce Michelan de Almeida.
Em síntese, no momento em que se está redigindo as Diretrizes Nacionais para os cursos de Pedagogia no país, o que se defende é a preparação dos profissionais para atuar na Educação em espaços formais, como as escolas, e não-formais. "A identidade de quase todos os cursos está sendo repensada, sobretudo a da Pedagogia que está num processo de definição de sua própria identidade face às demandas sociais e políticas, que, a cada ano, direciona a sua identidade para um rumo: a pedagogia empresarial, a pedagogia voltada para educação e saúde, voltada para industrias. São perspectivas que a gente não pensava até algumas décadas atrás", observou um especialista do MEC em Educação.
 
 
 
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