6 de agosto de 2004 - 14:17

Enade avaliará estudantes por amostragem

 

O Ministério da Educação vai utilizar um sistema de amostragem para selecionar os estudantes que farão o primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. O teste, que substitui o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, será realizado no dia 7 de novembro e vai avaliar o desempenho de 156 mil estudantes das 13 áreas do conhecimento que participarão da primeira edição do exame.

Poderão fazer a prova os estudantes que acabaram de ingressar ou estão concluindo os 2.137 cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia do País. Até o dia 16 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) enviará às instituições de educação superior as instruções e os instrumentos necessários para o cadastramento dos alunos habilitados a participar da prova.

O prazo para a devolução da lista dos inscritos será 19 de setembro. A relação de selecionados será divulgada pelo Inep no dia 18 de outubro. O Enade, além de analisar o desempenho do estudante, vai premiar os primeiros colocados de cada curso. “Para o ingressante será dada uma honra ao mérito e para o concluinte, uma bolsa de estudo de mestrado ou doutorado em curso reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)”, explica o coordenador-geral do Enade, Amir Limana.

Os estudantes que não forem selecionados para fazer a prova e quiserem concorrer à bolsa poderão pedir inclusão na lista do MEC até uma semana depois da divulgação da relação dos selecionados. Nesse caso, o resultado das provas não constará da estatística do MEC.

 

Assomasul