6 de agosto de 2004 - 13:25

Meta do governo é erradicar sub-registro civil até 2006

No dia da Mobilização Rural pelo Registro Civil, a meta é incentivar a população carente a ir ao cartório e tirar a própria certidão de nascimento. O Plano Nacional de Erradicação do Sub-registro prevê que, até 2006, todos os brasileiros tenham o documento. A coordenadora da Mobilização Nacional pelo Registro Civil, Leilá Leonardo, diz que essa mobilização trabalha em parcerias. São 62 organizações de âmbito nacional.

Leilá Leornado disse, em entrevista ao Jornal NBr Manhã, da TV a cabo da Radiobrás, que hoje, inclusive, está sendo inaugurado um cartório itinerante, em São Paulo, no assentamento de Araraquara. Salientou que vários estados organizaram serviços itinerantes às sedes dos assentamentos ou então formas de trazer as populações rurais para a sede do município.

A coordenadora informou que, de acordo com o Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística (IBGE), 800 mil crianças deixam de ser registradas por ano no país. "Há uma cultura de exclusão que nós precisamos romper, porque a inclusão inicia pelo ato de registro civil. A pessoa sem registro não tem nenhuma condição de viver a sua cidadania", afirmou.

Disse ainda que, no meio rural, a situação é mais grave, sobretudo nas regiões norte e nordeste. "Então, nós convocamos os prefeitos que, se não puderem organizar os seus mutirões, as suas formas de trazer a população, tentem levar os cartórios à população hoje ou outro dia, porque todo dia é dia de cidadania".
 
 
Agência Brasil