6 de agosto de 2004 - 10:58

Microsoft adia lançamento de atualização do XP

A Microsoft anunciou um novo atraso no lançamento do pacote de atualização do Windows XP, destinado a tornar o sistema operacional mais seguro contra invasões de hackers e ataques de pragas e vírus digitais. A empresa afirmou que o adiamento deve-se a problemas de qualidade do pacote de atualização.
   A Microsoft planejava lançar a versão final do Service Pack 2 (SP2) a fabricantes de computadores na quarta-feira, mas acabou adiando o anúncio da atualização, afirmando que o lançamento do produto é "iminente", possivelmente nos próximos dias. Executivos da companhia prometeram o SP2 para agosto. "Estamos no prazo para entregá-lo em agosto", disse um porta-voz da Microsoft. "Estamos determinados a lançar um software de qualidade que atenda a todos nossos critérios de lançamento."
   
   A empresa não esclareceu o que causou o adiamento de última hora, além de "não ter atendido o critério de lançamento". A Microsoft, que gastou mais de US$ 300 milhões no SP2, informou que a atualização deixará o Windows mais resistente a ataques e mais estável. O SP2 para a versão doméstica do Windows XP, Home Edition, terá cerca de 70 megabytes e a atualização para a versão Professional terá 92 megabytes de tamanho.
   
   Rich Kaplan, vice-presidente da Microsoft, reforçou apelo da empresa para os usuários do sistema operacional ativarem o recurso de atualização automática do Windows ou visitarem o site da Microsoft em www.microsoft.com/protect.
   
   Vírus de computador como o Blaster e o MyDoom exploram falhas no Windows, travando computadores e acarretando riscos de perda de dados, o que coloca em destaque o desafio que a Microsoft enfrenta para tornar seu principal produto mais seguro. A Microsoft deu prioridade à melhora da segurança e da confiabilidade de seus produtos depois que o presidente do conselho da empresa, Bill Gates, lançou a iniciativa "Computação Confiável" em 2002.
 
 
Reuters