5 de agosto de 2004 - 17:06

Anvisa determina apreensões de vários medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão dos lotes 164 e 168 do vasodilatador Pentox fabricado pela empresa paulista Farmacoterapia. Uma análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) constatou que o líquido do produto não estava homogêneo. O medicamento é usado no tratamento da arteriosclerose.
Outro produto que também deve ser retirado do mercado, de acordo com a Anvisa, é o antiinflamatório Inflaren (lote nº II2D03), da indústria carioca Cibran. A apreensão foi determinada depois que laudo do INCQS detectou cor diferente do padrão. Além disso, a Anvisa proibiu a comercialização do Sistema de Fototerapia Reversa Photogel, produzido pela empresa Olidef e usado no tratamento de recém-nascidos. O produto não possui registro.

A agência também interditou a solução de nutrientes Ringer com Lactato de Sódio (lote nº 14/094), produzido pela empresa goiana Equiplex. Análise da Fundação Ezequiel Dias detectou presença de partículas estranhas.
 
RMT Online