5 de agosto de 2004 - 07:55

Centro produzirá até 60 milhões de doses de vacinas por ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará nesta manhã as obras do novo Centro de Produção de Antígenos Virais (CPAV), no Rio de Janeiro. A unidade, que fará parte do complexo Bio-Manguinhos, deve ser inaugurada no ano que vem. A visita será logo após inaugurar o Centro de Produção de Antígenos Bacterianos Charles Mérieux (CPAB), na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Quando entrar em operação, o CPAV poderá produzir até 60 milhões de doses por ano de vacinas para sarampo, caxumba e rubéola e 20 milhões de outras vacinas. Esta é a estimativa de capacidade do laboratório, que pelo projeto terá uma área construída de 9.360m².

Também serão produzidas na unidade, em médio prazo, vacinas contra a varicela (ou catapora), a hepatite A e o rotavírus (responsável pela diarréia em crianças). No futuro, estão previstas a fabricação de vacinas inativadas contra poliomielite, febre amarela e dengue.

Juntamente com o CPAV, cuja inauguração está programada para 2005, funcionará um Centro de Controle de Qualidade e a Divisão de Reativos para Diagnóstico. O conjunto formará um dos complexos mais avançados em desenvolvimento tecnológico e produção de vacinas e reagentes
 
Agência Brasil