5 de agosto de 2004 - 07:40

Santos perde para o Grêmio mas segue líder do Brasileiro

O Santos perdeu por 3 a 1 para o Grêmio, em Porto Alegre, e pode ver acabar a "gordura" que havia acumulado na liderança do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo permanece com 38 pontos e vai fechar a 21ª rodada na ponta. Mas pode ser alcançado em número de pontos pelo São Paulo, que joga nesta quinta com o Vitória, no Morumbi, e só não ultrapassa o rival porque tem menos vitórias --12 contra 10 no momento. O Grêmio é 18º, com 25 pontos.

Apesar do revés, o Santos marcou contra os gremistas seu centésimo gol na temporada.

Quem abriu o placar, no entanto, foi o time gaúcho. Aos 9min, Cláudio Pitbull se aproveitou de falha da zaga santista, ganhou de André Luís e chutou contra um Tapia vendido.

Sem perder o ritmo, o Grêmio ampliou aos 13min. Num lançamento primoroso de Thiago Prado, Cláudio Pitbull recebeu nas costas de Léo, dominou dentro da área e disparou.

Atrás no placar, Luxemburgo lançou o atacante Basílio, sacando o volante Bóvio e recuando Elano.

O Santos melhorou, arriscando chutes de fora da área e com boas jogadas pelas laterais, mas esbarrava no goleiro Márcio.

Na segunda etapa, logo aos 3min Christian tocou para Cláudio Pitbull, que acertou a trave direita de Tapia.

Dois minutos depois, o time gaúcho marcou terceiro. Cláudio Pitbull foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Christian, que não desperdiçou.

O Santos conseguiu diminuir aos 17min. Paulo César cruzou da direita e Basílio cabeceou, surpreendendo Márcio. A equipe da Baixada até fez seu segundo, com Basílio, mas o bandeira Paulo César Freitas marcou um impedimento equivocado.

Ainda líder, o time enfrenta no sábado o São Caetano, na Vila Belmiro. No mesmo dia o Grêmio pega o Atlético-MG em belo Horizonte.
 
Folha Online