3 de agosto de 2004 - 17:31

Conselho de Medicina aponta irregularidades no HU

 

Deve ficar pronto ainda esta semana o relatório do CRM (Conselho Regional de Medicina) apontando as irregularidades encontradas no HU (Hospital Universitário), durante as vistorias realizadas por dois médicos fiscais no início da semana. Porém, irregularidades apontadas em denúncias, como o excesso de pacientes nos corredores do hospital, já não acontecem com o fechamento do Pronto Socorro e redução em 48% o número de leitos.

Para o responsável pelo departamento de fiscalização e vice-presidente do Conselho, Lúcio Bulhões, esta foi uma forma “lamentável” de sanar as irregularidades. O principal alvo do relatório deve ficar agora por conta da CTI Neo-Natal do hospital, onde irregularidades foram apontadas, embora Bulhões não adiante o teor das denúncias. “Só divulgaremos o resultado concreto e não suposições”, justificou, em entrevista ao Midiamaxnews.

Hoje foi a vez do hospital Universitário do Dourados, inaugurado na última sexta-feira, receber os fiscais. De acordo Bulhões, as vistorias representam uma das atribuições do CRM que, juntamente com outros órgãos, têm o dever de zelar pela saúde pública. O objetivo principal das visitas é verificar se há condições mínimas de atendimento com segurança e qualidade. O CRM tem poder para fiscalizar hospitais, clínicas e postos de saúde em todo Estado, inclusive através de denúncias pelo telefone 326-7795.