3 de agosto de 2004 - 08:05

Governo lança hoje programa Família Brasileira Fortalecida

O governo do Estado, através das secretarias de Saúde (SES), de Educação (SED) e de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, em parceria com o Ministério da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lança a partir das 8h30, no auditório da Escola Pública de Saúde, na avenida Filinto Müller, 1480, em Campo Grande o Programa Família Brasileira Fortalecida.

Participam do evento Adson França, consultor para ações materno-infantis, e Maria Esther Albuquerque Vilela, consultora na área da saúde da mulher, ambos do Ministério da Saúde, e Halin Girade, do Unicef.

O objetivo do programa é desenvolver ações integradas que alcancem os núcleos familiares nos municípios, em benefício das crianças de 0 a 6 anos, visando à promoção das responsabilidades familiares e municipais para o desenvolvimento infantil, promovendo a integração e a intersetorialidade de políticas públicas nos municípios.

No período de 3 a 7-05-2004, técnicos da Secretaria de Saúde e Setass, participaram da Oficina Família Brasileira Fortalecida, qualificação de reeditores estaduais em questões familiares, com o objetivo de conhecer o material de apoio a ser utilizado de forma intersetorial com ênfase no trabalho do agente comunitário de saúde.

Durante a oficina, os técnicos das secretarias fizeram planejamento de como seria feito a divulgação e o trabalho desse projeto aqui no Estado.

O material da Família Brasileira Fortalecida é dividido em cinco álbuns seriados e ilustrados, com informações relevantes às gestantes, puérperas (após o parto) e mães com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.

Os 22 municípios selecionados são Água Clara, Amambai, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Itaquiraí, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Miranda, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sonora, Ribas do Rio Pardo, Tacuru e Vicentina, totalizando 65 equipes do Programa Saúde da Família e 34 equipes do Programa Agentes Comunitários de Saúde.
 
Agência Popular