3 de agosto de 2004 - 07:14

Um policial é morto a cada 17 horas no Brasil

Um policial civil ou militar é assassinado a cada 17 horas no Brasil. É o que mostra um levantamento da Folha de S. Paulo em 26 Estados e no Distrito Federal com dados das polícias e das secretarias de segurança. Entre janeiro e a primeira quinzena de julho, pelo menos 281 policiais civis e militares foram mortos.

A PM tem o maior número de vítimas: 225 policiais militares morreram no período, sendo que 176 deles estavam em folga. A Polícia Civil teve 56 assassinados, 35 no horário de trabalho. Dos policiais mortos, 71% não estavam em serviço.

O Rio de Janeiro é o Estado onde ocorreu o maior número de mortes: 81 ao todo (69 PMs e 12 civis). São Paulo aparece em segundo, com 59 mortes (51 PMs e oito civis). Na Bahia, que ficou em terceiro, a maioria dos policiais mortos fora do serviço reagiu a roubos em ônibus.

Nos Estados Unidos, 34 policiais foram mortos no mesmo período. Na Colômbia, foram 65. Na Grã-Bretanha, apenas um policial foi morto neste ano.

De acordo com a Folha, muitos dos policiais brasileiros mortos faziam bico como segurança. Outra causa que coloca em risco a vida de um policial é ele ter sua função descoberta por criminosos. Além disso, muitos morrem por vingança. No Rio, boa parte das mortes de policiais em serviço não ocorre em confronto com criminosos, mas em ataques de traficantes.

 

Terra Redação