2 de agosto de 2004 - 17:22

Dólar cai devido à ameaça de ataques da Al Qaeda aos EUA

O dólar sofreu uma pequena queda frente ao euro e, em maior medida, em relação ao iene, devido às ameaças da Al Qaeda de atacar instituições financeiras do país e apesar da divulgação de bons dados econômicos dos EUA.

No fechamento dos mercados de valores, o dólar foi cotado a 0,8310 euro, frente a 0,8314 de sexta-feira.

Em comparação à moeda japonesa, o dólar fechou a 110,77 ienes, frente aos 111,16 ienes do dia anterior.

O dólar também perdeu terreno frente a outras moedas, especialmente o franco suíço, refúgio mais seguro para os investidores em momentos de incerteza e instabilidade política mundial.

O mesmo ocorreu em 11 de março, depois dos atentados terroristas em Madri, quando o dólar caiu 1 por cento frente ao euro e 1,7 por cento frente ao franco suíço.

A tendência de alta do dólar no mês de julho foi revertida devido às advertências do responsável pela Segurança Nacional, Tom Ridge, sobre possíveis ataques da Al Qaeda contra o edifício da Bolsa de Nova de York e o Fundo Monetário Internacional, em Washington, entre outras instituições financeiras.

Os analistas expressaram sua preocupação pela possibilidade de que qualquer ameaça de ataque contra o setor financeiro estimule os investidores a repatriar seus fundos nos EUA, o que afetaria o dólar e a economia do país em geral.

O dólar subiu, em julho, 1,5 por cento frente ao euro e 2,4 por cento frente ao iene.

A queda do dólar, hoje, foi freada pelas boas notícias no setor econômico, como, por exemplo, o crescimento pelo décimo-quarto mês consecutivo do índice da atividade manufatureira, elaborado pelo Instituto de Gestão de Provisões.

O índice de atividade manufatureira dos EUA atingiu 62 pontos em julho, comparado aos 61,1 em junho, alinhado com as expectativas dos analistas.

O dólar também caiu frente ao iene devido à recuperação do mercado de valores do Japão, que experimentou uma baixa na última semana, o que repercutiu na cotação da moeda japonesa.

Com tudo isso, a moeda americana foi cotada hoje assim frente às principais moedas internacionais: MOEDA HOJE ONTEM ------ ------ -------- Euro 0,8310 0,8314 Iene Japonês 110,77 111,16 Libra Esterlina 0,5470 0,5490 Franco Suíço 1,2786 1,2802 Dólar Canadense 1,3318 1,3300.
 
 
Últimas Notícias