2 de agosto de 2004 - 16:39

Programa do MEC discute direito ao acesso à universidade

O Ministério da Educação (MEC) está lançando no país o programa de educação inclusiva Direito à Universidade. Em Mato Grosso do Sul, inicialmente, educadores de cinco municípios pólos vão ser os multiplicadores dos novos conhecimentos adquiridos durante a capacitação.

Hoje o programa foi lançado oficialmente na escola estadual Padre Nunes, em Coxim, para professores, diretores e gestores de escolas municipais, estaduais e particulares. São aproximadamente 300 profissionais na área educacional que discutem hoje e amanhã o acesso ao ensino superior para a diversidade – em particular a especial.

“O MEC é quem está promovendo o programa, a Secretaria de Estado de Educação será a gestora e os municípios vão ser os executores. Nossa meta é que até o ano que vem todos os 78 municípios já tenham recebido a capacitação”, afirma a técnica da educação especial da SED, Adriana Burato.

O objetivo do programa é envolver e sensibilizar o sistema educacional nas áreas de conhecimento a respeito do direito à diversidade. O Direito à Universidade vem complementar o trabalho realizado pela secretaria, que é de incluir e acabar com os preconceitos.

Os municípios-pólos para esta primeira etapa de capacitação são Coxim, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Paranaíba. De acordo com dados do Censo de 2003, o Estado atende 5.918 crianças com necessidades educativas especiais. Participam do evento representantes das secretarias estadual e municipal de educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e das escolas particulares.

“Iniciativas como esta melhoram e facilitam o ambiente educacional para que as pessoas reconheçam a diversidade humana”, finaliza Adriana.
 
Agência Popular