2 de agosto de 2004 - 14:34

Governo capacita docentes para atender crianças surdas

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (SED), está promovendo a partir de hoje uma capacitação aos profissionais que atuam nos centros de educação infantil de Campo Grande para prepará-los para atender crianças surdas. O encontro reúne 360 pessoas, entre diretores e professores que atendem crianças de 0 a 3 anos, e de 4 a 6 anos.

O encontro objetiva oferecer suporte teórico e prático a esses profissionais na eventualidade de surgir aluno que precise de atendimento especial. O conteúdo foi fornecido pelo Ministério da Educação (MEC), que produziu nove cadernos com “estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais”.

A capacitação é voltada especificamente ao trabalho com o aluno surdo, abordando as dificuldades de comunicação e sinalização. “A educação infantil é prioridade no Brasil, mas o professor deve estar preparado para dar atendimento especial a surdos em todos os níveis de ensino, da creche à universidade”, afirma a coordenadora do CAS, Cícera Celma Cosmo de Arruda.

Ela ressalta que o mais importante para a educação infantil voltada aos alunos com necessidades educativas especiais é que o trabalho está deixando de ser assistência social e passando para outro nível, o educacional. “Nenhuma criança pode ser rejeitada. Por isso, o profissional em educação deve estar preparado para qualquer atendimento especial”, diz Cícera.

A capacitação da educação infantil ocorrerá nos dias hoje, quarta, sexta-feira, e de 9 e 11 de agosto, a partir das 8h. Todas as atividades ocorrerão na Câmara dos Vereadores de Campo Grande. Para mais informações, o telefone do CAS é o 325-6611.
 
Agência Popular