2 de agosto de 2004 - 13:43

MS ganha laboratório de análise da qualidade do combustível

O primeiro laboratório de pesquisa e análise da qualidade de combustíveis de Mato Grosso do Sul será inaugurado nesta terça-feira em Campo Grande. A cerimônia acontece a partir das 9h, no Departamento de Química da UFMS (rua Filinto Muller, 1555).

O financiamento é da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, , através do Fundo Setorial de Petróleo (CTPetro), e também da iniciativa privada. No total, os investimentos totalizam R$ 1,65 milhão. Passa agora a ser uma das referências na região Centro-Oeste para análises de álcool, gasolina e óleo diesel, bem como de outros derivados de petróleo.

Os pesquisadores vão trabalhar em duas frentes. Uma para a pesquisa de novos métodos de análise e outra para desenvolver um monitoramento da qualidade nos postos de combustível.

Do total investido na implantação do laboratório, R$ 300 mil foram utilizados na construção de um prédio de 270 metros quadrados. O restante dos recursos foi empregado na aquisição de novos equipamentos. “É uma conquista importante para a pesquisa no Estado, uma vez que ainda não temos tradição na área do petróleo”, garante o professor Luiz Henrique Viana, coordenador do laboratório.

Homenagem - A nova unidade de pesquisa vai se chamar Laboratório de Combustíveis “Professora Doutora Sônia Maria Brazuna Jin” em homenagem à pesquisadora da UFMS que hoje chefia a assessoria especial de ciência e tecnologia da Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia).

Jin graduou-se em Ciências Biológicas pela USP (Universidade de São Paulo), concluindo nos anos 70 o mestrado e o doutorado na área de genética pela mesma universidade. Ao longo das décadas de 80 e 90, foi professora de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS. Entre 1997 e 2001, pertenceu aos quadros da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), exercendo o cargo de pró-reitora de pesquisa desta instituição em 1998. Desde 1999, Jin é uma das principais formuladoras das políticas públicas de ciência e tecnologia do governo estadual.

“A homenagem foi proposta e aprovada nas instâncias da UFMS e é um reconhecimento da trajetória da professora Sônia Jin em prol do fortalecimento da pesquisa e pelo desenvolvimento do setor tecnológico aqui em Mato Grosso do Sul”, explicou Viana.

 

 

Agência Popular