Fátima News/ Redação | 10 de janeiro de 2024 - 17:40 METEOROLOGIA

Mesmo com calorão intenso, meteorologia não descarta chuvas volumosas em MS

Pelo menos 58 cidades estão com alerta de aguaceiro até o final da manhã desta quinta-feira

CHUVA - Foto: Saul Schramm

Mesmo com as temperaturas altíssimas em Mato Grosso do Sul, a meteorologia segue impondo alerta de chuvas intensas, como acontece nesta quarta-feira (10), já que o comunicado segue vigente pelo menos até o final da manhã desta quinta-feira (11), em 58 cidades, incluindo Campo Grande.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas intensas podem chegar até 50 milímetros ao final do dia, ter rajadas de ventos intensos de até 60 km/h, além dos potenciais riscos de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e até descargas elétricas.

O próprio instituto ressalta que em caso de temporais com rajadas de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Conforme o topmidianews, por outro lado, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) pontua que podem acontecer essa variação no tempo é característica da estação do ano, mas que as chuvas podem acontecer por conta da aproximação de uma frente fria.

"Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade juntamente com a aproximação de uma frente fria", comenta a meteorologista Valesca Fernandes.