14 de dezembro de 2023 - 17:50 ESPORTE

Fora das Olimpíadas, Rússia quer fazer o próprio campeonato esportivo entre países do BRICS

Fora dos Jogos Olímpicos de 2024, Rússia deve criar competição para reunir atletas de cinco países diferentes; Confira todos os detalhes e como deve funcionar

Foto de Pixabay

Os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, prometem agitar o mundo dos esportes. Porém, o COI, Comitê Olímpico Internacional, decidiu que Rússia e Bielorrússia vão ficar de fora, portanto, não vão receber convites formais para participar. O motivo é a guerra com a Ucrânia.

Uma saída era que os atletas dos países participassem dos Jogos Olímpicos sob bandeira neutra, sem representar a sua nacionalidade. Isso até foi aprovado pelo COI, mas Anne Hidalgo, presidente de Paris, foi contra a presença de esportistas russos no seu país.

Historicamente, grandes eventos esportivos mobilizam o mundo todo, inclusive as plataformas de apostas como a Bet365. Ficar de fora dos Jogos Olímpicos tem um grande peso negativo para um país, que já sofre punições nos últimos anos em um dos maiores eventos de esportes do mundo.

Dessa forma, para tentar não ficar para trás, a Rússia ameaça criar sua própria competição. Trata-se dos Jogos BRICS 2024, um torneio entre os países do grupo, mas sem a limitação dos atletas.

Como funcionará?

O primeiro ponto que parece definido é que os Jogos BRICS 2024 sejam na cidade de Kazan, com 12 instalações para 25 modalidades. Até mesmo a data está pré-definida, entre 12 a 23 de junho do próximo ano.

Portanto, a ideia é contar com todos os países do grupo em disputas de diversas modalidades, criando assim os "Jogos da Amizade". A prática deve contar com jogos olímpico e não olímpicos, mas ainda não foi divulgada uma lista.

Vladimir Putin, presidente russo, deixou nas mãos do governo do seu país a apresentação de proposta para os parceiros. Oleg Matytsin, ministro do Esporte da Rússia, deixou claro que a competição não irá violar o calendário esportivo internacional.

Quinta punição russa seguida

Fora de Paris 2024, a Rússia passa pela sua quinta punição seguida. Dessa forma, a delegação ficou fora dos Jogos Olímpicos de Verão do Rio de 2016, já que sofreu punição pelo seu programa de doping.

Em seguida, recebeu suspensão da Agência Mundial Antidoping (WADA), o que resultou em duas Olimpíadas com atletas competindo como Comitê Olímpico Russo, mas sem representar o país. Dessa forma, não houve nem mesmo o hino nacional.

A punição foi até dezembro de 2022, mas a WADA já disse que o país segue descumprindo os requisitos impostos pelo sistema.

BRICS, o que é?

O BRICS é um grupo de países que mantém relação ao desenvolvimento econômico. Inicialmente, o agrupamento foi com Brasil, Rússia, Índia e China, o BRIC. Porém, desde 2011 se tornou BRICS, com a entrada da África do Sul, South Africa em inglês.

O crescimento dos países com o agrupamento foi grande na economia. Entre 2003 a 2007 houve 65% de expansão do Produto Interno Bruto, o PIB. Em 2017, o mesmo aumentou 23%, o mesmo que 50% em relação ao crescimento econômico mundial.