FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO | 11 de dezembro de 2023 - 08:17 FÁTIMA DO SUL - HISTÓRIA

Professores contam história de algumas Ruas de Fátima do Sul em Projeto da Lei Paulo Gustavo

Professora Claudia Coutinho Capilé e o professor Wagner Cordeiro Chagas

FÁTIMA DO SUL - No ano de 2015 a professora Claudia Coutinho Capilé e o professor Wagner Cordeiro Chagas iniciaram um projeto de pesquisa a respeito da história das ruas de Fátima do Sul e do distrito de Culturama para saber quem são as pessoas homenageadas com nomes das mesmas e quais suas contribuições para a formação do município.Este projeto nasceu em sala de aula, idealizado por Claudia Capilé, que, em 1999, publicou o livro “História de Fátima do Sul”. A pesquisa iniciada nas salas em que ela lecionava intitulava-se: “Nossa gente, nosso chão! Em cada rua, nossa história”. A experiência com a pesquisa com os estudantes despertou a professora a levar a pesquisa adiante. Foi aí que ela convidou o professor e historiador Wagner Cordeiro Chagas, seu ex-aluno de ensino médio na antiga Escola Estadual Izabel Mesquita. No início de 2015 os professores firmaram parceria com a Câmara de Vereadores de Fátima do Sul, por meio do presidente e também professor de História Ermeson Cleber Mendes.

A pesquisa está hoje com 80% dos levantamentos feitos, pois ainda faltam muitas ruas que os professores não encontraram referência sobre a história. Para poder divulgar de forma mais democrática possível a todos os munícipes de Fátima do Sul parte da mesma está disponível no site da Câmara de Vereadores (https://dicionarioderuas.camaradefatimadosul.ms.gov.br/lista-de-ruas)

Neste ano de 2023, após a aprovação da continuidade da Lei Paulo Gustavo pelo presidente Lula, os pesquisadores Claudia e Wagner resolveram concorrer ao edital publicado pela Prefeitura de Fátima do Sul por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Iniciada em outubro, os pesquisadores estão gravando vídeos de entrevistas com moradores que são familiares de pessoas homenageadas com nome de rua e pretendem, em 2024, divulgar o material em forma de documentário que, como todo projeto, será disponibilizado a todos os que quiserem conhecer, principalmente às escolas do município com vistas a contribuir com os professores e estudantes no momento em que se tratar da História de Fátima do Sul.

Para finalizarmos este ano em que Fátima do Sul completa seus 60 anos de emancipação, queremos presentear toda a população com dois convites: primeiro que já podem acessar o site da Camara Municipal de Fátima do Sul; e o segundo convite que você que é familiar de alguém homenageado que não contatamos nos procure para realizarmos a sua entrevista.

Os pesquisadores agradecem a todos os participantes deste projeto, e também à Câmara Municipal, na pessoa do presidente Ermeson; à Prefeitura, na pessoa da Dona Ilda, à Secretária de Educação e Cultura Profa. Dalva Quirino e aos amigos e assessores: Gustavo Santana dos Santos e a professora  Rosimeire  Aparecida Bertolin  Silva.