30 de julho de 2004 - 07:25

Empresa quer incentivar plantio de frutas em F. do Sul

Diretores ligados a empresa Unifrutas Mirandópolis Agro-Indústria Ltda estão visitando Fátima do Sul e região interessados em iniciar um programa de incentivos ao plantio de frutas, com vistas a agro-industrialização. Chamou a atenção desta empresa a estrutura fundiária de Fátima do Sul, basicamente formada por agricultores familiares; a qualidade do solo de toda a região; e as possibilidades favoráveis para implantação da cultura de frutas, quer pelo clima e pelos outros fatores já citados.

O objetivo da empresa em Fátima do Sul e na região da Grande Dourados, segundo os Diretores do Departamento Comercial Marcondes Cozin, Francisco Freire e Masato Sakai e ainda, o Engenheiro Agrônomo Ricardo Sato, é incentivar a implantação da fruticultura com focos no processamento industrial de frutas. Ainda, segundo os diretores, é intenção da empresa implantar 05 Unidades de processamento de frutas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que uma já esta em fase de implantação, localizada em Jaraguari.

Em reunião com Gilberto Avelino Mendes, Agente de Desenvolvimento PRODER/SEBRAE e Secretário de Educação de Fátima do Sul; e Marcio Ribeiro Bonette, Técnico Agrícola do Idaterra, marcou-se uma reunião para divulgar estas propostas ao pequeno produtor de Fátima do Sul, dia 18 de agosto, no distrito de Culturama; e, dia 19, em Fátima do Sul, em ambos os casos, começando às 13:00 horas.

“A fruticultura é uma ótima oportunidade de negócios, pois rende empregos e divisas para o produtor durante todo o ano, além de precisar de pouco espaço de terra para sua implantação e necessitar de pouco investimento comparando-se a outras culturas”, informou Francisco Freire.

O importante desta nova possibilidade que está surgindo na região é já haver garantia de compra de toda a safra produzida. O fundamental, salienta Gilberto Mendes, é a participação do produtor rural, sem ele, não haverá sucesso e, se houver sucesso, o maior beneficiado será o próprio agricultor familiar. 
 
Fátima News