Rafaela Moreira, g1 MS | 14 de agosto de 2022 - 12:55 AQUI NO MS É ASSIM

Sucuri gigante comendo ave exótica é registrada por biólogo em MS

Serpente predando a ave em Bonito Foto: Marcos Augusto Violante

O biólogo Marcos Augusto Violante ficou cara a cara com com uma sucuri gigante, comendo uma gralha-púrpura, próximo ao rio Formoso, em Bonito (MS) - a 297 km de Campo Grande. O flagrante impressionante foi filmado e mostra o momento em que a serpente captura o animal e engole a ave.

No vídeo é possível ver o pássaro completamente enrolado no corpo da sucuri durante o processo de predação. Em um momento, a cobra abre a boca e começa a engolir a gralha-púrpura. Em conversa com o g1MS, o biólogo disse que o vídeo foi feito no início de agosto, período em que as sucuris saem dos rios para reprodução ou mesmo tomarem banho de sol.

“Um colega ouviu gralhas-púrpuras fazendo algazarra, sendo que esse é um sinal da ave de que algo está acontecendo. Nos aproximamos e vimos a sucuri procurando a cabeça da ave, para começar a deglutição. Foi interessante observar todo o processo, são avistamentos que não acontecem sempre na natureza”, disse.

Vídeo foi feito durante uma expedição com turistas mexicanos — Foto: Marcos Augusto Violante

Durante o encontro, o biólogo estava acompanhado de um grupo de turistas mexicanos, que realizavam uma expedição pelas águas cristalinas de Bonito. Marcos relatou que os turistas ficaram encantados com o avistamento. Os visitantes acompanharam todo o processo de predação.

“Esse avistamento aconteceu no Rio Formoso, estava com um grupo de mexicanos durante um passeio na região. Esse grupo estava fazendo filmagens para um programa mexicano de natureza e aventura, então pra eles foi otimo. Eles filmaram várias paisagens de Mato Grosso do Sul e ainda avistaram essa sucuri de pertinho”, disse.

Serpente predando a ave em Bonito — Foto: Marcos Augusto Violante

Violante destaca que o vídeo foi gravado após um tempo de observação e respeito ao animal. Segundo ele, o turismo feito na região é o de contemplação, apenas com avistamentos.

O biólogo comenta que a experiência foi muito tranquila. Há anos no ramo do ecoturismo, Marcos relata que o registro da sucuri gigante predando um animal é algo "raro".

 

“Sempre é um evento muito raro. Apesar de saber que as sucuris habitam aqui, não é sempre que avistamos. Nunca é comum, sempre é um evento que impressiona por ser um animal muito bonito, exuberante, e que são gigantes. Nesta ocasião foi possível observar com calma, tranquilidade, o que foi muito especial”, finalizou.