14 de agosto de 2022 - 13:32 FUTBEOL

Brasil, o novo mercado para o futebol argentino

Foto: Riccardo - Pexels.com

Sem uma estrutura financeira adequada para sustentar muitos dos jovens jogadores que surgem, o futebol argentino sofre um êxodo significativo e o futebol brasileiro sabe aproveitá-lo.

Cristian Pavón, José Manuel López, Giuliano Galoppo ou Fausto Vera, são apenas alguns dos jovens talentos da Liga Profissional que estão na mira de especialistas de sites como o Betwinner que recentemente transferiram as suas excelentes condições para o país vizinho. Em seguida, revisamos todos os casos um por um.

Giuliano Galoppo, de Banfield a São Paulo

O promissor meio-campista que emergiu das categorias de treinamento do Drill foi para o gigante paulista -até o final de 2026- em troca de 8 milhões de reais mais alguns bônus. Além disso, o elenco do Sul da Província de Buenos Aires terá 10% de uma venda futura.

Fausto Vera, do Argentinos Juniors ao Corinthians

A operação foi encerrada no Brasil, onde se reuniram os presidentes Cristian Malaspina e Duílio Monteiro Alves. É uma transação de 70% do passe do meio-campista e Bicho terá oito milhões de dólares limpos. O jogador assinou contrato até junho de 2026 com o clube paulista.

Miguel Merentiel, da Defesa e Justiça ao Palmeiras

Depois de mais um grande semestre no elenco dirigido por Sebastián Beccacece, o uruguaio de 26 anos foi comprado pelos bicampeões da América por 2,5 milhões de dólares por 80% do passe e assinou um contrato de quatro anos.

José López, de Lanús ao Palmeiras

Apesar do interesse de River, o atacante de 21 anos de Corrientes deixou Garnet para se juntar ao bicampeão da Copa Libertadores em uma operação que custaria cerca de 10 milhões de dólares, um valor histórico para o clube argentino.

Cristian Pavón, será lançado no Boca al Mineiro

Depois de não renovar com o Boca e manter o passe em sua posse, o atacante cordobes assinou contrato até junho de 2025 com o Galo.

Kevin Lomonaco, de Lanús a Bragantino

O marcador central, de 20 anos, assinou contrato até dezembro de 2026 e Garnet transferiu 75% do arquivo do jogador (os restantes 25% permanecem nas mãos do clube argentino pensando em uma possível venda no futuro).

Emanuel Brítez, da União para Fortaleza

O zagueiro de 30 anos chegou ao Brasileirão pela primeira vez na carreira depois que Defesa e Justiça, clube ao qual pertencia seu passe, o levou de volta ao Tatengue (onde estava emprestado) e depois vendeu 60% de seu recorde para Leão. Desta forma, o ex-Independiente e Rosario Central chegou ao Tricolor brasileiro, onde assinou até dezembro de 2024.

Braian Romero, do Rio ao Inter de Porto Alegre?

O atual artilheiro de Lucas Beltrán e a boa inserção de Miguel Ángel Borja na equipe deixaram o ex-Independiente sem muito espaço na consideração de Marcelo Gallardo. Diante dessa situação, a seleção brasileira buscaria adquirir 50% do passe do futebolista e já tinha contatos com seu meio.

Desta forma, o grupo Núñez manteria 30% do registro, já que os 20% restantes pertencem à Defesa e Justiça. Além disso, caso a venda seja finalizada, seria aberta uma cota para o Milionário fazer uma incorporação.

Darío Benedetto, o atacante do Boca que procurava o Inter de Porto Alegre

Após a eliminação do Boca contra o Corinthians, o Colorado mostrou a firme intenção de levar Pipa neste mercado de transferências. No entanto, o ex-jogador do Elche disse a seu representante seu desejo de permanecer no Xeneize, de modo que a instituição La Ribera nunca recebeu uma proposta formal dele.

Rossi na mira do Flamengo enquanto o Boca tenta renová-lo

Diego Alves, que está no gol do Fla há cinco anos, planeja deixar o futebol no final do ano e Mengão procura um goleiro para 2023. Há alguns meses, houve uma tentativa do Brasil de entrar em contato com o Boca e sondar A situação de Rossi, mas do Conselho não houve resposta, então essa possibilidade foi esfriada.

No entanto, Rossi ainda é uma opção no Flamengo e a realidade é que se ele rejeitasse a oferta de renovação, já poderia negociar um pré-contrato em janeiro, pois está nos últimos seis meses de relacionamento com o atual clube.

Martín Ojeda, de Godoy Cruz a Botafogo?

Do Brasil ofereceram a Godoy Cruz 4,5 milhões de dólares mais 800 mil em gols para cumprir 80% do passe do canhoto de 23 anos que brilha no elenco de Mendoza.

Ainda não está confirmado, mas está muito avançado: é que os clubes devem acordar a forma de pagamento do token. Se isso acontecer, Ojeda assinará até dezembro de 2025 com o Botafogo.