29 de julho de 2004 - 09:00

Educação e Sinted realizaram a 1ª Jornada de Capacitação

A Prefeitura de Deodápolis através da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), promoveram nos dias 26 e 27 de julho, a ‘1ª Jornada de Capacitação’ envolvendo as redes municipal e estadual de ensino, com participações de diretores, coordenadores pedagógicos, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, funcionários administrativos das redes municipal e estadual de ensino, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiências), além de monitores do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), registrando um número recorde de 255 participantes.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Joana da Silva Alencar, “o envolvimento dos funcionários das duas redes de ensino abrilhantou ainda mais a 1ª Jornada de Capacitação, além da troca de experiências e conhecimentos e a participação segura de que a Educação é o fator exponencial na vida do ser humano”, declarou Maria Joana.

A 1ª Jornada de Capacitação foi desenvolvida pela empresa LN Consultoria e Assessoria Educacional de Fátima do Sul e teve como objetivo promover maior integração das redes de ensino, ampliando a capacidade de atuação dos profissionais buscando consolidar uma estrutura educacional que garanta a inclusão social e permita, com eficiência, a participação coletiva através das ações pedagógicas.

A abertura do evento foi elaborada pelo cerimonial da Prefeitura e contou com a presença do Chefe do Poder Executivo Municipal, bem como da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Joana Alencar, presidente do Sinted, professor Emerson da Silva Santos e da professora Luiza Rodrigues Pereira, da LN Consultoria e Assessoria Educacional.

Dando prosseguimento na 1ª Jornada de Capacitação, foi proferida a palestra com o tema: ‘Educar, compromisso com o futuro: uma incursão no Terreno do Saber’. A palestra foi ministrada pela professora Lúcia Helena Novaes, especialista na área de psicanálise.

No transcorrer do evento educacional os professores participaram de diversas de diversas oficinas organizadas por ‘Área de Estudo’ com metodologias inovadoras para trabalhar os conteúdos mínimos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Médio, Diretrizes para a Educação Infantil e na Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul que foram distribuídas da seguinte forma: Oficina – O Elemento Lúdico: Presente nos compromissos curriculares do Ensino Fundamental envolvendo os professores da Educação Infantil, ciclo ou séries iniciais e educação física. Oficina – Balaio do Imaginário: Uma leitura semiótica da prática de sala de aula envolvendo os professores de língua portuguesa, literatura e artes. Oficina – Passados Recompostos: Uma interface entre geografia, história e ciências sociais. Finalizando, Oficina – Praticando e ampliando a interface entre matemática e as demais ciências da natureza, envolvendo professores de matemática, ciências biológicas, química e física.

Para os coordenadores do evento, a 1ª Jornada de Educação superou todas as expectativas, com a participação de todos os profissionais envolvidos na área de Educação do município de Deodápolis, tendo assim alcançado os objetivos propostos, asseguraram os organizadores. Colaborou Demerval Nogueira.

 

Fátima News