25 de fevereiro de 2022 - 18:30 FUSÃO DE AQUISIÇÕES

5 vantagens de fusões e aquisições

Crescer e expandir os negócios, formar novas sociedades, mudar de marca e criar valor são alguns dos motivos que podem fazer um empreendedor partir para o mercado de fusões e aquisições (M&A). Mas quais são realmente as vantagens desse tipo de operação?

Antes de falarmos sobre isso, vamos mostrar um panorama sobre a indústria de M&A, que continua em alta mesmo em meio a uma crise global que tem impactado diversas empresas de diferentes setores.

Segundo o Transactional Track Record (TTR), em 2021 o número de transações deste tipo aumentou 51% no Brasil, em comparação com o ano anterior. Por meio dessas operações, foram movimentados R$ 595,5 bilhões.

Mas esses dados dizem respeito a setores específicos que estiveram bem aquecidos nos últimos anos, superando assim o impacto da crise. E como saber se uma fusão ou uma aquisição faz sentido para o seu negócio?

O que são fusões e aquisições

Em primeiro lugar, precisamos definir bem o que é uma fusão e o que é uma aquisição de uma companhia.

A fusão ocorre quando duas ou mais empresas se juntam e acabam formando uma terceira companhia. Assim, as empresas que se juntaram deixam de existir, e passam a vigorar a partir da criação deste novo negócio.

A nova companhia passa a ter, então, um novo patrimônio e nova marca, incluindo uma personalidade jurídica diferente das empresas que foram extintas.

Já a aquisição de uma empresa é quando uma companhia compra a outra e passa a absorver tudo que se refere à empresa adquirida, que por sua vez deixa de existir. A compradora, contudo, continua suas operações, e apenas deterá o capital intelectual e financeiro da empresa comprada.

A escolha por um tipo de transação ou outra dependerá da oportunidade que está sendo identificada, bem como da sinergia e ganhos competitivos do negócio. Aqui vamos listar algumas das possíveis vantagens de fazer uma fusão ou aquisição:

Expansão dos negócios

Com certeza uma das principais vantagens tanto de uma fusão quanto da aquisição de uma empresa é poder expandir seus negócios para outros segmentos ou regiões que a sua própria companhia não consegue alcançar sozinha.

Mas para que essa expansão ocorra de maneira a criar valor, é preciso se atentar ao fato de que as empresas envolvidas precisam ter as sinergias corretas que proporcionem o crescimento desejado para o negócio final.

Novos clientes

Essa estratégia também pode facilitar o aumento da base de clientes da empresa, já que ela absorverá a carteira já existente das duas companhias, no caso da fusão, ou da companhia adquirida, no caso de compra.

Redução de custos

Além de facilitar a expansão, uma fusão ou aquisição pode ajudar a reduzir custos. Isso porque alguns gastos acabam ficando otimizados a partir da nova estrutura, como importar, ou custos administrativos e de outros setores da companhia.

Acesso a novos recursos

A transação pode permitir ainda que a empresa acesse novos recursos, tecnologias, capital humano, entre outros que podem ser complementares a seus negócios e que demoraria mais para adquirir de outras formas.

Eliminar a concorrência

Além das vantagens de custos e crescimento do negócio, uma operação de fusão e aquisição é uma forma de também eliminar a concorrência. Assim, com clientes e capital humano agregados, a nova empresa acaba se fortalecendo perante a outras do mercado, com maior variedade de produtos e possibilidade de expansão.

Além de estudar as vantagens de uma operação de M&A para o seu negócio, é preciso avaliar também alguns riscos. Se as sinergias não estiverem bem mapeadas, a aquisição não for planejada corretamente, ou a integração não for feita da maneira correta, pode ocorrer perda de valor em vez de ganhos.

Para evitar cair nas armadilhas de fusões e aquisições e aproveitar de fato as melhores oportunidades de mercado para a sua companhia, é importante ter o auxílio de uma assessoria especializada. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para transações que gerem maior valor com menor risco.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.