Mídia Max | 26 de janeiro de 2022 - 14:32 ALERTAS DE CHUVAS E TEMPESTADES

Fátima do Sul na lista, Inmet divulga 02 alertas de chuvas e tempestades, veja a relação das cidades

FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas com perigo potencial de chuvas intensas e até tempestade em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (26). O aviso segue em vigor até a manhã de quinta-feira (27).

De acordo com o alerta, as chuvas intensas serão de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 50 a 60 quilômetros por hora. No entanto, os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixos.

RELAÇÃO DAS CIDADES ABAIXO

Já o alerta de tempestade prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos fortes de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Conforme o instituto, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

As instruções do Inmet recomendam não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descarga elétrica, bem como não estacionar o carro próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, também é importante evitar o uso de aparelho eletrônico na tomada e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios com alerta de chuvas intensas

Água Clara; Alcinópolis; Anastácio; Antônio João; Aquidauana; Aral Moreira; Bandeirantes; Bela Vista; Bodoquena; Bonito; Brasilândia; Caarapó; Camapuã; Campo Grande; Caracol; Cassilândia; Chapadão do Sul; Corguinho; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Dois Irmãos do Buriti; Douradina; Dourados; Figueirão; Guia Lopes da Laguna; Inocência;  Itaporã; Jaraguari; Jardim; Ladário; Laguna Carapã; Maracaju; Miranda; Nioaque;  Nova Alvorada do Sul;  Paraíso das Águas; Paranaíba;  Pedro Gomes;  Ponta Porã; Porto Murtinho; Ribas do Rio Pardo; Rio Brilhante; Rio Negro; Rio Verde de Mato Grosso; Rochedo; Santa Rita do Pardo; São Gabriel do Oeste; Sidrolândia; Sonora; Terenos; Três Lagoas.

Municípios com alerta de tempestade

Água Clara; Amambai; Anaurilândia; Angélica; Aparecida do Taboado; Aral Moreira; Bataguassu; Batayporã; Brasilândia; Caarapó; Campo Grande; Cassilândia; Coronel Sapucaia; Deodápolis; Dourados; Eldorado; Fátima do Sul; Glória de Dourados; Iguatemi; Inocência; Itaquiraí; Ivinhema; Japorã; Jateí; Juti; Laguna Carapã; Mundo Novo; Naviraí; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Novo Horizonte do Sul; Paranaíba; Paranhos; Ribas do Rio Pardo; Rio Brilhante; Santa Rita do Pardo; Selvíria; Sete Quedas; Tacuru; Taquarussu; Três Lagoas; Vicentina.