25 de janeiro de 2022 - 08:11 VIAGENS

A importância de combater o estresse das viagens

[Foto de Pietro De Grandi em unsplash.com]

O estresse reduz seu prazer e diminui sua energia, então por que você quer viver dessa maneira? O problema para muitos de nós é que o estresse pode rapidamente se sentir como algo que está fora de nosso controle, não importa o quanto queiramos que as coisas sejam de uma maneira diferente.

Muitas vezes, viajar é visto como a fuga da vida cotidiana, que ajuda a libertar-nos das tensões do dia a dia, mas, se não tivermos cuidado, o estresse pode rapidamente se apoderar de nós. E mais, o estresse que você pode enfrentar em uma viagem pode ser suficiente para fazer você se perguntar se realmente vale a pena sair de casa. O segredo então, é encontrar maneiras simples e comprovadas de vencer o estresse e tornar sua viagem uma experiência verdadeiramente especial.

O viajar pode ser uma atividade livre de estresse se você souber como fazê-la da maneira certa, mas tenha paciência, pois pode levar um tempo descobrir como fazer isso sozinho desde o princípio. Será fundamental ouvir aquela pequena voz de controle e restrição que desde o fundo de sua mente luta muitas vezes para encontrar um equilíbrio. Isto é o que lhe permitirá fazer escolhas inteligentes que lhe garantam que existe um pouco mais para desfrutar do que apenas o aqui e agora

Cuide de sua mente

Agora que já abordamos como dar ao seu corpo o que ele precisa, que tal falarmos sobre  estimulação mental que também é necessária para manter o estresse e a ansiedade sob controle? Aprender algo novo como a língua local, fazer malabarismos, ou até mesmo tocar um instrumento de bolso como a gaita ajudarão a superar o tempo de inatividade e os atrasos no aeroporto que sem dúvida enfrentará. Só precisa ocupar sua mente, dando-lhe um lugar para escapar. Isso fará toda a diferença e conseguirá deixar o estresse muito para trás.

Quando você está longe de sua rotina, também há muito a ganhar com a introspecção. Você talvez queira ler um livro de aperfeiçoamento pessoal que lhe permita começar suas atividades com o pé direito quando voltar para casa, ou haja algo em que você queira trabalhar para poder tornar sua mente à prova de balas de uma maneira que nunca pensou ser possível. Ter algo para se concentrar lhe permitirá usar sua energia mental de uma maneira positiva.

Algumas pessoas procuram fazer uso daquela sensação de fuga que as viagem proporcionam para fazer mudanças reais em suas vidas como enfrentar seus vícios comportamentais como o vício no jogo ou as compras compulsivas. Outros podem se concentrar em como se tornar mais produtivos. Essa escolha é pessoal e será determinada por quem você é e pelo que está passando; mas assim que você se comprometer com isso, você se sentirá renovado. Você também terá toda uma série de mecanismos para lidar com o estresse para voltar para casa.

Estas pequenas coisas somam-se a uma viagens verdadeiramente memorável, e darão o tom para o resto de sua vida, então por que não começar a pensar em maneiras de colocá-las em ação...

Cuide do seu corpo

Comer alimentos saudáveis é tão importante quanto dormir e descansar o suficiente. Ambos são essenciais embora possam parecer o oposto da abordagem despreocupada e libertadora na hora de viajar. Assegure-se de comer frutas e vegetais, tomar um suplemento vitamínico e misturá-lo com algumas das iguarias locais mais saudáveis, entre outros para que assim possa dar ao seu corpo o que ele precisa para funcionar da maneira correta. Lembre que não está tentando ser um atleta olímpico, então não se preocupe com uma que outra cheat meal. O segredo é garantir que, na maioria das vezes, você tenha uma dieta saudável e equilibrada que o apoie em sua jornada.

Em caso de dúvida, o melhor é estabelecer uma meta para a quantidade de frutas e vegetais que quer comer no dia. Isto o ajudará a explorar os novos cenários, ao mesmo tempo em que o orientará na direção mais saudável possível.

O mesmo vale para o sono. Haverão longas noites, descompensação horária e, às vezes, dias que começarão excepcionalmente cedo, e não há nada de errado com isso desde que você tenha uma boa saúde de sono o resto do tempo. Optar por sonecas em vez de bebidas energéticas, livros à noite ao em vez de telas de eletrônicos e ciclos completos de sono sempre que você puder realmente farão uma diferença enorme ao longo prazo.

Já que estamos falando do que seu corpo precisa, manter-se hidratado é um bom hábito que vai permitir que você tire mais proveito de sua jornada com uma mente e um corpo cuidados. Se você não beber água suficiente, corre o risco de experimentar dores de cabeça, fadiga e humor irritável. Por esse motivo é importante estar hidratado e que isso sejá parte de sua rotina diária. Pode que não seja nem um pouco empolgante, mas controlar quantas garrafas você pode terminar é uma prática simples e ajudaria como esse objetivo de estar hidratado. A maneira mais fácil de fazer isso é prendendo uma garrafa de água com gancho à sua bolsa diária para que, sem importar onde suas aventuras o levem, a hidratação esteja sempre ao seu alcance.

Permita-se viajar para ampliar sua vida

Viajar não é mais do que o simples ato de abrir sua mente para novas experiências e encontrar novos lugares para ir, mas você tem que planejar se quiser realmente tirar o máximo proveito disso. Encontre maneiras de transformar atrasos e longas esperas em chances de se concentrar no aperfeiçoamento pessoal. Use os novos alimentos oferecidos como uma oportunidade para adotar escolhas mais saudáveis quando retornar a sua rotina, mas faça isso de uma forma que você não sinta que está perdendo a autêntica experiência local. E, sobretudo, não esqueça de escutar seu corpo e dar-lhe o descanso que precisa para ter sempre a energia e vitalidade necessárias para ir lá fora e aproveitar ao máximo o amanhã.  

Se você puder visualizar as viagens desta maneira, vai descobrir que ao invés de um retorno consumido, voltará em casa enriquecido e pronto para realmente continuar de forma incrível.

O melhor de tudo é que tudo acontece um passo de cada vez…