JD1 | 19 de janeiro de 2022 - 16:43 VACINAÇÃO INFANTIL

"Uma cortina de fumaça", diz Geraldo sobre vacina errada da Covid em crianças no MS

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, diz que "tudo não passa de uma cortina de fumaça para prejudicar a vacinação infantil".

Uma pesquisa enviada pela Advocacia Geral da União (AGU) nesta terça-feira (18) ao ministro Ricardo Lewandowski, foi revelado que mais de mil crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul foram imunizadas com doses para adultos da vacina contra a Covid. O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, diz que “tudo não passa de uma cortina de fumaça para prejudicar a vacinação infantil”.

“Isso é uma cortina de fumaça, em vez de procurarem os municípios pra resolver isso, isso vem para atacar o processo de vacinação. Isso provavelmente é erro de tabulação do sistema”, disse o secretário ao JD1 Notícias.

Como forma de tentar analisar os dados passados pela AGU, Geraldo disse que irá revisar com os municípios e verificar a veracidade das informações passadas ao ministro Ricardo Lewandowski. 

Faixas etárias

De acordo com a tabela que foi extraída da Rede Nacional de Dados da Saúde e que consta na manifestação da AGU, 43 crianças de até 4 anos foram vacinadas contra a Covid no Estado, mesmo que a imunização desta faixa etária não tenha respaldo da Anvisa do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Além disso, 32 crianças entre 5 e 11 anos teriam recebido doses de vacinas de outros fabricantes que não eram a Pfizer/BioNtech, que é a única aprovada pela Anvisa para realizar vacinação em crianças dessa faixa etária.

A tabela também mostra dados da aplicação da vacina da Pfizer em sua versão para adultos em 280 crianças entre 5 a 11 anos.

Veja a tabela: