Pamela Lang (Agência Fiocruz de Notícias) | 19 de janeiro de 2022 - 15:13 VIVA O SUS - VIVA A CIÊNCIA

Fiocruz finaliza o desenvolvimento de 02 novos testes moleculares para o diagnóstico da Covid, veja

FOTO: FIOCRUZ

Um deles é kit molecular Inf A/Inf B/SC2, teste do tipo RT-PCR capaz de diferenciar os vírus da Influenza A, B e do Sars-CoV-2, possibilitando o diagnóstico destas doenças em um único exame. O kit teve seu pedido de registro submetido à @anvisaoficial nesta terça-feira (18/1). 

O outro teste desenvolvido, o kit molecular Quadriplex SC2/VOC, também do tipo RT-PCR, permite a detecção e triagem das variantes Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron do vírus Sars-CoV-2. O resultado do teste indica a presença ou não dessas variantes na amostra do paciente. O kit Quadriplex deverá ser submetido para registro junto à Anvisa até a próxima semana. 

"A disponibilização destes kits no SUS permitirá, de modo econômico e com alto processamento, a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, explicou o virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz Fernando Motta.

Produção de testes

Além do desenvolvimento de novos testes para atender às demandas de monitoramento epidemiológico da Rede de Vigilância em Vírus Respiratórios da CGLAB/MS, a Fiocruz tem sido responsável pela produção de testes para o diagnóstico da Covid-19 desde o início do enfrentamento à pandemia. 

Até o momento, já foram fornecidos ao Ministério da Saúde cerca de 20 milhões de testes RT-PCR (moleculares). Em agosto de 2021, a instituição passou a produzir também testes rápidos de antígeno para os laboratórios públicos de todo o país. O fornecimento de testes ao Ministério da Saúde tem ocorrido de acordo com o cronograma e demanda estabelecida junto à pasta. Até o momento, já foram entregues cerca de 45 milhões desses testes. Atualmente, a Fiocruz é o maior produtor nacional de testes rápidos para o diagnóstico da doença e o maior fornecedor do SUS.