O Pantaneiro | 30 de dezembro de 2021 - 16:28 VÍDEO EM RIO DE MS

VÍDEO: Sucuri com mais de 6 metros é flagrada por grupo de canoístas digerindo 'banquete'

SUCURI - FOTO: O PANTANEIRO

Na tarde da última segunda-feira (27), um grupo de canoístas flagrou uma típica cena sul-mato-grossense: na descida do Rio Aquidauana, entre o distrito de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti) e o distrito de Piraputanga (Aquidauana), próximo a MS 450 ms-450 e a Estrada Parque de Piraputanga, avistaram uma sucuri de, pelo menos, 6 metros. 

A equipe de reportagem do jornal O Pantaneiro foi até o local para confirmar os depoimentos, e avistou o réptil na barranca do rio, digerindo uma presa, provavelmente, uma capivara ou uma presa de porte médio. 

O pescador Adilson contou à equipe do O Pantaneiro que estava indo resgatar um boi que estava próximo ao rio, quando avistou a cobra.

"Estava em casa quando um vizinho me chamou para resgatar um boi pequeno que estava caído e preso próximo ao rio, após conseguimos concluir o resgate, nos deparamos com a sucuri que havia engolido um animal, provavelmente, um bezerro que sumiu de uma fazenda próxima. Não vamos conseguir confirmar o que era pois apenas a observamos de longe", contou.

A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul. 

Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d'água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos. A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente. Utilizam esta tática em animais que se aproximam dos corpos d'água para beber, surpreendendo sua presa em potencial dando o bote e matando-a por constrição e afogamento. Na dieta das sucuris é possível encontrar diversos vertebrados, como por exemplo: peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores.

Sucuri (Foto: Shutterstock.com)

São cobras vivíparas, podendo parir mais de 50 filhotes numa gestação de oito meses, com tamanhos entre 60 cm e um metro de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. De modo geral, as espécies de sucuri podem viver por até 30 anos.

FOTOS: ABAIXO