Portal do MS | 22 de dezembro de 2021 - 07:35 WEB RÁDIO

Na Escola da Autoria de Corumbá, projeto mantém Webrádio JGP 24 horas no ar

Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Corumbá, realizou no ano de 2021 atividade extra, a criação e montagem da Webrádio JGP.

O Webrádio JGP é uma inciativa do professor Joamir do Nascimento Silva, que contou com o apoio e a colaboração de diversos estudantes protagonistas e do corpo docente da unidade de ensino de Corumbá.

“Esta ideia de produzir uma rádio iniciei em outra unidade escolar, mas aqui na Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho consegui desenvolver o projeto com calma e com mais recursos. A proposta tem relação direta com a nossa região, onde o rádio é um meio de comunicação em massa que tem uma grande aceitação”, explicou o professor Joamir.

Enfoque

A rádio é voltada aos jovens e foi focada para desenvolver uma programação com repertório voltado a essa faixa etária, principalmente durante os períodos matutino e vespertino (integral). Para isso, uma equipe de professores foi montada e realizou conversas com os estudantes pedindo sugestões de músicas e ritmos que os mesmos gostariam de ouvir durante os intervalos e no horário do almoço.

“A nossa rádio JGP passou um momento de elaboração e montagem, onde os professores arrecadaram caixas de ovos para revestir a sala e melhorar a acústica, depois foi a fase de diálogo com os estudantes para montar as listas, ver a logomarca, e hoje temos um espaço que tem diversos planos para projetos em 2022, só temos a agradecer à equipe que se empenhou neste ano de 2021”, explicou a diretora Érica de Oliveira.

O diretor adjunto João Paulo Santana menciona que um dos planos agora é repassar a rádio 100% aos comandos dos protagonistas para o próximo ano. “Um dos estudantes que participou da montagem já sinalizou que pretende formar um Clube para cuidar e programar as ações da Webrádio e futuramente, após treinamento, serem capazes de fazer transmissões ao vivo com a interatividade que uma rádio merece. A noite a programação está voltada aos pais, responsáveis e mestres”, explicou.

Concluindo, o Professor Joamir, mentor do projeto, explicou que “ o último trabalho foi o esboço do Clube da Webrádio JGP e estamos desenvolveremos um Aplicativo para deixar a visibilidade mais adequada a interatividade. Agora, desejamos que em 2022 esse nosso projeto tenha continuidade com o brilhantismo de nossos Protagonistas e que eles usem este instrumento de forma consciente e colaborativa com a sociedade onde vivem”, concluiu professor Joamir.

Aos interessados, a  Webrádio JGP  pode ser acessada pelo endereço eletrônico: http://stream.zeno.fm/7fkbn1u7n48uv

Adersino Júnior, SED. Colaboração da coordenadora pedagógica Camila Cavalcante

Fotos: Divulgação