16 de dezembro de 2021 - 08:05 ESPORTE

Claude Makélelé: Tenho "migalhas da mesa"

Claude Makélelé é uma das estrelas mais subestimadas do futebol mundial. Nasceu a 18 de Fevereiro de 1973. Aos 4 anos, a família mudou-se e instalou-se em Epinal-Sous-Senard, uma pequena cidade francesa. Quanto à atitude dos pais perante a paixão do futebol do seu filho, o seu pai, antigo jogador de futebol, quis ver Claude como contabilista, porque na sua carreira André-Joseph ganhou uma ninharia. Apesar do seu sucesso académico (Makélelé era especialmente bom em ciência), manteve-se atento às suas equipes de futebol preferidas e sempre descobriu resultado jogos de hoje. Claude, claro, tornou realidade o sonho dos seus pais - tornou-se contabilista, mas a bola era-lhe mais cara.

Para estudar, Makélelé frequentou a famosa escola de futebol de toda a França, Melun. É de notar que Claude estudou com franceses não menos famosos:

Patrick Viera;

Lilian Thuram.

No início da sua carreira, Makélelé estava no ataque, mas a falta de remates à baliza a partir de uma grande posição obrigou os treinadores a reconsiderar a posição de Claude. Para isso contribuiu a doença do meio-campista de titular - foi ele quem foi substituído por Makélelé. Ele habituou-se à nova posição muito rapidamente e, além disso, tornou-se um verdadeiro líder da sua equipe. Depois de se formar na escola Melun, Claude foi para o FC Brest, embora não tenha lá ficado muito tempo. Depois disso, foi para Nantes e Marselha. Nos sites temáticos podem ver-se não só resultado dos antigos jogos, mas também como terminaram os jogos de hoje destes comandos.

"Real Madrid" como um bilhete para o sucesso

A sorte sorriu a Claude Makélelé no momento em que ele se juntou ao espanhol "Real Madrid". Apesar de os fãs e a imprensa o terem recebido muito friamente, com o seu jogo ele conseguiu ganhar o respeito de todos os detratores. Na altura, o "Real Madrid" jogou quase perfeitamente, ganhando um grande número de troféus. Não acredita nisso? Então dê uma vista de olhos a classificação La Liga desta equipa desde a época de Makélelé. Uma vez Claude queixou-se de que lhe foi negado um aumento salarial, dado que corre várias vezes mais do que Zidane e Figo. Makélelé jogou pouco mais de 70 jogos pela seleção nacional francesa.

A etapa seguinte da sua vida foi tocar para o "Chelsea", onde mostrou todo o seu potencial. Posteriormente, só se arrependeu de não ter podido aprender inglês. Em 2008, juntamente com Thuram, vai para o "PSG", mas como Lilian tinha problemas cardíacos, terminou a sua carreira. Alguns dos fãs mais fervorosos do PSG e destes jogadores encontram na Internet vídeos de momentos extravagantes de Thuram e Makélelé, e lembram-se do seu alto classificação no topo La Liga França.