Portal do MS | 16 de dezembro de 2021 - 06:31 FECITEL

Projetos de Estudantes da EE Fernando Corrêa são exitosos na FECITEL, em Três Lagoas

Quatro projetos foram classificados na Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Escola Estadual Fernando Corrêa, teve quatro projetos classificados na Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, sob a orientação do professor Dennis Rodrigo D. Fernandes, para evitar aulas tradicionais, centradas apenas na explicação do professor e a mera memorização de conteúdos.

Classificados

Em 1º lugar, foram classificados os estudantes do 9º ano A, do Ensino Fundamental Ana Sofia Azambuja de Freitas, Gabriela de Campos e Lucas Rodrigues Antunes com o projeto “Jogos e estudantes: uma boa combinação para aprendizagem?”, que aborda a possibilidade do ensino de História, através de jogos.

O troféu de 3º lugar foi para a dupla Ana Sofia Azambuja De Freitas e Anna Luiza Lacerda Martins, também do 9º A, com o projeto “Mesa flutuante, mágica ou ciência?”, que busca facilitar a compreensão da teoria com experimentos práticos na construção do conhecimento.

Na categoria do Ensino Médio, duas equipes se destacaram: em 2º lugar com o projeto “O Ministério da cultura avisa, não ria do meme abaixo”, dos estudantes Giovanna Ribeiro, José Salomão Neto Lima, Micael dos Santos, Pâmela dos Santos e Raphaela Ribeiro, tendo sido desenvolvido na escola, na disciplina “Ética e Eugenia: problemas e limites entre ética e a ciência”.

E em 3º lugar, o projeto “A ditadura militar no Brasil na década de 1960: do conservadorismo à educação histórica, apresentado pelos estudantes do Ensino Médio Ângelo Peron Neto, Emanoel Wagner de Souza Barros, Gabriel Bigena Thalles e Yuri Moreira de Freitas, apresentando conceitos dos historiadores Jörn Rüsen (2007) e Peter Lee (2011) no debate das questões sociais, econômicas e políticas da História do Brasil.

Visibilidade e protagonismo

A coordenadora Ana Paula Amorim Rodrigues enfatiza a conquista, “é tão importante quando o professor leva para a sala de aulas essas metodologias ativas com novas formas de aprender e de ensinar”. A articuladora do programa global Escolas2030 Lucy Nakamura relata a importância de dar visibilidade às ações pedagógicas dos professores e ao protagonismo dos alunos, que em 2021 foram muitas ações exitosas.

E para concluir, a diretora Sonia Maria Teresinha Barbosa parabeniza o professor Dennis e todos os estudantes pela participação e destaques na FECITEL. “A nossa escola está sempre participando da Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal, de forma que professores e alunos constroem uma aprendizagem dinâmica que ultrapassa os limites dos muros da escola”, finaliza Terezinha.

Adersino Junior, Sed